Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
 

Notícias

        

 

 

 O livro, A Re(criação do Campesinato): no contexto das políticas públicas e nas situações de bloqueio: Cáceres/MT, Três Lagoas e Selvíria/MS, é resultado da dissertação produzida por Mariele de Oliveira Silva no Programa de Pós-Graduação em Geografia, nível de Mestrado, Câmpus de Três Lagoas, sob orientação da Profª. Drª. Rosemeire Aparecida de Almeida, nos anos de 2012-2014.Este livro foi produzido sobre e com os camponeses oriundos da Reforma Agrária. Deste modo, o leitor encontrará em suas páginas elementos fundantes tanto da subalternidade como da utopia camponesa. Com o pressuposto teórico-metodológico da compreensão do desenvolvimento desigual do capitalismo, expresso na secular permanência da concentração fundiária vis a vis com a conflitualidade que lhe é inerente, a autora apresenta uma investigação de fôlego nos campos mato-grossense e sul-mato-grossense. Deste modo, analisa tanto a especulação da terra e, posteriormente, a expansão das atividades monocultoras como a luta pela terra e para nela permanecer. Partindo da problemática da emancipação social, e do estado de luta permanente pela recriação camponesa via Reforma Agrária, o resultado reforça o cuidado epistemológico que se deve ter nos estudos sobre a reprodução social do campesinato em situações de bloqueio, posto que esquemas simplistas que apontam para o esgotamento da recriação camponesa geralmente não dão conta de apreender as estratégias de flexibilização e de resistência cotidiana. (Rosemeire A. de Almeida – Três Lagoas/Verão de 2014).

Acesse o livro

 

  O livro, Domínios Industriais: as novas dimensões territoriais da industrialização de Três Lagoas-MS (Brasil), é resultado da dissertação produzida por Cristovão Henrique Ribeiro da Silva no Programa de Pós-Graduação em Geografia, nível de Mestrado, Câmpus de Três Lagoas, sob orientação da Profª. Drª. Edima Aranha Silva, nos anos de 2011-2012. A dissertação, defendida em março de 2013, com o título A lógica da territorialização da indústria: o parque industrial em Três Lagoas-MS de 1990-2010, discute a industrialização do município de Três Lagoas e de Mato Grosso do Sul, sob a perspectiva econômica. Os eixos de escoamento e as estruturas produtivas são elencadas e analisadas para contribuir com a compreensão da atmosfera industrial de Três Lagoas e região. 

 Acesse o livro

______________________________________________________________________________

  Dissertação realizada no Programa de Pós-Graduação em Geografia, nível de Mestrado, vinculada ao Grupo de Diretrizes de Gestão Ambiental com uso de Geotecnologias (DIGEAGEO), é destaque nas pesquisas realizadas no estado de Mato Grosso do Sul que avaliam os impactos socioambientais do crescimento econômico da região.

_________________________________________________________________________________ 

 

 

 Sistema de Gestão de Pós-Graduação (Sigpós)

  Sistema de Gestão de Projetos (SigProj)

 ABNT logo

 

© 2015 • Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Campus Três Lagoas
LivES - Laboratório de Inovação em Engenharia de Software | SI | CPTL | UFMS