Propostas de atividades para a 71ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência

Postado por: Rafael Rossi

A 71ª Reunião Anual (RA) da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) será realizada no período de 21 a 27 de julho de 2019 na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), em Campo Grande, MS. O tema central é “Ciência e inovação nas fronteiras da bioeconomia, da diversidade e do desenvolvimento social“. Trata-se da maior reunião científica da América do Sul e a terceira maior do mundo, com previsão de participação de mais de dez mil pessoas.

A contribuição da comunidade científica do nosso Estado não pode se restringir apenas a sediar a Reunião, mas também em propor atividades científicas a serem realizadas durante a semana, marcando presença com a excelente qualidade de nossos pesquisadores e educadores. Dessa forma, solicitamos a proposta de possíveis atividades, de acordo com as descrições abaixo.

Tipos de atividades científicas que podem ser propostas e respectivos links para submissão:

1 – Conferência (CO) – https://goo.gl/forms/q1BT4Ctr04u9haQs2

  • Os conteúdos deverão abordar o estado da arte da ciência associada ao tema que será tratado, apresentando-o segundo panorama nacional de C&TI.
  • O conferencista nacional deverá possuir CV Lattes, ou justificar sua inexistência.
  • Horário: serão realizadas das 10h30 às 12h00 (1h de exposição e 30 min de discussão).

2 – Mesas-redondas (MR) – https://goo.gl/forms/lHn4cLQ8nMkqqv892

  • A mesa-redonda deverá ser composta por três palestrantes e um coordenador. A função do coordenador será a de fazer um breve resumo dos CVs dos palestrantes, controlar o tempo de exposição (30 min cada) e ao final, se necessário, estimular e organizar o debate. O coordenador pode ser um dos três palestrantes.
  • A participação de profissionais de diferentes áreas do conhecimento deve ser priorizada.
  • Os participantes NÃOpodem ser da mesma instituição.
  • Evitar composições com mais de um membro do governo, de modo a preservar a posição crítica e independente da SBPC.
  • Horário: 15h30 às 18h00 (1h30min de exposição e 1 h de debate).

3 – Minicurso (MC) – https://goo.gl/forms/6J9p6pIJSlYwuD5H2

  • Os MCs relacionados ao tema central da RA serão priorizados.
  • Os MCs deverão ser ministrados por mestres ou doutores.
  • O número MÁXIMOde ministrantes em um minicurso é dois. Não serão abertas exceções. As ementas orientarão a escolha do MC pelos candidatos. Lembramos que os MCs são avaliados e espera-se que cada proponente se responsabilize pelo cumprimento da ementa.
  • Os MCs podem ser direcionados a alunos de graduação, pós-graduação ou professores do ensino médio ou básico. Cada MC deveráter no mínimo dez inscritos para ser ministrado.
  • Data e horário: desegunda (22 de julho) a quinta-feira (25 de julho), das 08h00 às 10h00, totalizando 8h de aula.
  • No dia 17/06, será enviado ao(s) ministrante(s) do MC e à SC responsável o total de vagas preenchidas e será solicitada a confirmação ou não da realização do MC.

4 – Assembleias (AS) e Encontros (EN) – https://goo.gl/forms/yox8qN6p5QD0t2Hx1

  • As AS e EN são reuniões para a discussão de um tema de interesse comum, considerando os objetivos da RA. Essas atividades serão presididas por um coordenador, responsável pelo estabelecimento das normas de funcionamento para a sessão, que é a última atividade do dia e ocorrerá nas tardes dos dias 22, 23 e24 de julho (segunda, terça e quarta-feira). Deve ser sugerida uma data para a realização dessas atividades, que será analisada e atendida na medida do possível.

 

Todas as propostas de atividades serão analisadas em duas etapas. A primeira pela Comissão Local de Programação Científica da RA e posteriormente, caso aprovada, pela Comissão Nacional de Programação Científica da RA, em reunião a ser realizada nos dias 12-13 de dezembro de 2018. A proposição de atividades, portanto, não pressupõe aceitação prévia.

Para enviar sua proposta de atividade científica, preencha o formulário disponibilizado no respectivo link (acima), impreterivelmente até às 23h55m (horário SP) do dia 26 de novembro de 2018.  Alternativamente, as propostas de atividades para essa RA poderão ser enviadas por Sociedades Científicas Associadas à SBPC
(http://portal.sbpcnet.org.br/sociedades-associadas/).

Observações importantes:

  • A Assembleia Geral da SBPC será a única atividade a ser realizada às 18h do dia25 de julho, quinta-feira.
  • Os palestrantes aprovados pela CPC para CO e MR deverão apresentar um resumo de sua fala, com vistas à divulgação e à documentação da RA.
  • Deve-se priorizar a participação de palestrantes/conferencistas/ministrantes do Mato Grosso do Sul, por força de restrições orçamentárias.

Dúvidas podem ser esclarecidas por e-mail específico para o evento (cpc71sbpc@ufms.br) ou pelo e-mail da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (propp@ufms.br) .