Publicação Internacional de Livro de Alunas e Docentes da UFMS-CPTL

Postado por: Vitor Otávio

As professoras e doutoras Sonia Jurado, do curso de Enfermagem, e Kaelly Saraiva, do curso de Medicina, juntamente com as alunas do PET-Enfermagem do CPTL, Cauane Marceliano, Izabela Vieira e Vanessa Souza, tiveram capítulo de livro aceito para publicação pela Editora IntechOpen, em Londres, na Inglaterra.

O capítulo intitula-se “Maternal and fetal complications due to decreased nitric oxide synthesis during gestation” a ser publicado no livro “Complications of Pregnancy”, ISBN 978-953-51-6608-5.

O capítulo aborda a importância do óxido nítrico, um agente vasodilatador, para o desenvolvimento fetal e pós-natal. O material é fruto de pesquisas do grupo bem como revisão da literatura sobre o assunto. A professora Sonia Jurado destaca que é um assunto muito importante para a Ginecologia e Obstetrícia, porém, os estudos são limitados sobre essa temática e espera que o artigo seja divulgado em todo o mundo, visto que o acesso ao capítulo será gratuito e faz parte de obra de editora já consagrada no mercado internacional. A IntechOpen possui mais de 4.000 livros publicados de acesso on line e gratuito, sendo 1.266 na área da Ciências da Saúde.

A professora informa que o capítulo passará pela diagramação final antes de ser publicado e destaca a importância dos alunos de graduação em escrever, ler e falar em inglês, pois, amplia as oportunidades de intercâmbios científicos e ingresso nos programas de pós-graduação da UFMS e de outras instituições de ensino no Brasil e no exterior.