Semana da Escola de Extensão encerra com grande adesão do público universitário e comunidade externa

Postado por: secom

A 1ª Semana da Escola de Extensão (SEMEX) foi realizada entre os dias 16 a 21 de setembro, em ambas as unidades do Campus de Três Lagoas (CPTL), e os acadêmicos puderam participar de palestras, minicursos, oficinas e mesas redondas. O objetivo da semana foi integrar a comunidade externa e o ambiente universitário por meio das atividades.

Benedita Rozante, integrante do projeto “Universidade da Melhor Idade” (UMI), estava presente no evento e relatou a importância da proposta, por agregar conhecimento e ensinar a como viver melhor. “Hoje, por exemplo, a gente aprendeu como usar os remédios. Isso eu acho muito importante, porque eu tomo remédio e preciso ter uma certa cautela sobre esse assunto. Então, todos os ensinamentos, professores que nos dão aula, com certeza são muito importantes nas nossas vidas”, explicou.

O acadêmico Dener Paulo Lima, do curso de Ciências Contábeis, foi convidado pela professora Vanessa Lourenço, para apoiar a organização. “Um dos momentos que mais me marcou foi quando pude dar apoio a uma senhora que é analfabeta e estava presente no projeto. Consegui ajudar ela a interagir e participar como todos fizeram, sendo assim, ela não foi excluída pelos participantes, isso foi gratificante para mim”.

Além dos acadêmicos e participantes, demais professores participaram do planejamento do evento, como foi o caso do Professor, de Sistemas de Informação campus de Três Lagoas, Rodrigo Kishi . “Foi uma boa experiência ajudar na organização, acredito que toda iniciativa  orientada a aumentar o alcance das atividades de extensão é de grande valia. Como sou recém-integrado à Comissão Setorial de Extensão, havia trabalhado em poucas análises de projetos, por meio do evento pude conhecer os projetos dos meus colegas de campus”, destacou o professor.

Após a realização do evento, a professora Vanessa Cristina Lourenço, presidente da Comissão Setorial de Extensão do CPTL e organizadora, afirmou que a extensão universitária deve ser valorizada por permitir um aprofundamento do caráter social nas pesquisas realizadas. “Organizar o evento dessa magnitude foi uma satisfação e um grande desafio, pois estávamos realizando pela primeira vez em nosso campus o SEMEX. A troca entre a Universidade e a comunidade é sempre uma via de mão dupla, em que não há apenas um passar de saberes dos acadêmicos e docentes para população, mas principalmente dessa população para a sociedade acadêmica. O que justifica é o fato de que a comunidade acadêmica sai da área teórica para trabalhar com a prática, podendo aprofundar o caráter social de suas pesquisas”.

Por: Evelyn da Costa Souza (estagiária do CPTL)