Especialização, mestrados e doutorados recebem inscrições

Postado por: secom

Interessados nos cursos de mestrado, doutorado ou especializações da UFMS podem acessar os programas com inscrições abertas no Portal da Pós-graduação. As oportunidades são em diversas áreas do conhecimento, para ingresso como aluno ou especial.

 

Mestrado em Enfermagem do campus de Três Lagoas recebe inscrições para 36 vagas de aluno especial. Dessas, seis são para graduados em Enfermagem ou outro curso da área de saúde e 30 para docentes ou técnicos dos cursos de Medicina, candidatos ao Mestrado Interinstitucional em Ciências da Saúde (FAMERP/UFMS). As inscrições vão até 15 de julho por meio do envio da documentação indicada no edital para ppgenfermagem.cptl@ufms.br.

 

Especialização em Educação Inclusiva com ênfase em Libras da Faculdade de Educação oferece 200 vagas, das quais 20 são reservadas para ações afirmativas. O curso é voltado a pessoas com formação superior em qualquer área ou que estejam concluindo a graduação no semestre de início da especialização. As atividades serão on-line e devem ser desenvolvidas em 12 meses. As inscrições vão até 22 de julho no Portal da Pós-graduação.

 

Mestrado em Antropologia Social da Faculdade de Ciências Humanas seleciona candidatos para seis vagas, sendo três para ações afirmativas e três para ampla concorrência. O curso conta com duas linhas de pesquisa: Identidade, cultura e poder; e Povos e comunidades tradicionais, fluxos e fronteiras. As inscrições podem ser feitas até 23 de julho no Portal da Pós-graduação.

 

Mestrado e o Doutorado em Tecnologias Ambientais da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo e Geografia estão com inscrições abertas até 27 de julho no Portal da Pós-graduação. São seis vagas para o Mestrado, sendo uma para ações afirmativas, e duas para o Doutorado, sendo também uma para ações afirmativas. A seleção será feita pela avaliação da proficiência em Língua Inglesa e do currículo Lattes.

 

Mestrado em Estudos Culturais do campus de Aquidauana oferece seis vagas para ingresso no segundo semestre letivo de 2020. Das oportunidades cinco são para ampla concorrência e uma para ações afirmativas. O programa conta com duas linhas de pesquisa: Diferenças & Alteridades e Sujeitos & Linguagens. A seleção será feita por meio da análise do anteprojeto de pesquisa e da arguição virtual do anteprojeto e da bibliografia mínima do campo dos estudos culturais. As inscrições vão até 31 de julho no Portal da Pós-graduação.

 

Mestrado em Ciências do Movimento do Instituto Integrado de Saúde está com inscrições abertas para 12 vagas de aluno especial, sendo seis para a disciplina “Fundamentos da Comunicação Científica” e seis para “Tópicos Especiais em Avaliação e Prescrição do Treinamento Físico”. De todas as vagas, duas são para ações afirmativas. As ementas das disciplinas podem ser acessadas neste link. As inscrições poderão ser feitas até 3 de agosto por meio do envio dos documentos indicados no edital para ppgcmov.inisa@ufms.br.

 

Mestrado em Ecologia e Conservação do Instituto de Biociências oferece quatro vagas, sendo três para ampla concorrência e uma para ações afirmativas, para ingresso em 2020. A área de concentração do Programa é Ecologia e as linhas de pesquisa são: Ecologia aplicada, Ecologia de Ecossistemas, Ecologia Adaptativa e História de Vida, e Ecologia de Populações e Comunidades. As inscrições podem ser feitas até 31 de agosto no Portal da Pós-graduação.

 

Outros cursos com seleção aberta pelo Portal da Pós-graduação e inscrições que finalizam a partir de outubro são o Mestrado e Doutorado em Ciência Animal, o Doutorado em Ciências Veterinárias, o Doutorado em Ecologia e Conservação, o Doutorado em Doenças Infecciosas e Parasitárias e o Doutorado em Bioquímica e Biologia Molecular.

 

 

Texto: Ariane Comineti