Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGLetras)

Sobre o Programa

Instalado em 1998, o Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGLetras), da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Câmpus de Três Lagoas, tem como meta primeira oferecer formação de qualidade, preparando profissionais para atuarem competentemente na formação de recursos humanos e no desenvolvimento científico em suas áreas de especificidade.

Nesta direção, o PPGLetras privilegia a pesquisa universitária docente e discente em patamares de qualidade sempre ampliados, buscando consolidar-se como centro de formação e de pesquisa acadêmica.

Ao estabelecer e valorizar suas especificidades geográficas e linguístico-culturais, o PPGLetras busca reconhecer seu lugar de atuação na região centro-oeste, contribuindo para a fixação de doutores, desenvolvimento e integração regional sem, no entanto, perder de vista sua política de crescimento nacional e a busca pela inserção no cenário internacional.

Recém avaliado com conceito 4 da CAPES, o PPGLetras oferece cursos em nível de Mestrado e Doutorado, implementado em 2014.


 

Curso de Mestrado

Para a obtenção do título de Mestre, o aluno deve integralizar a um total de 20 créditos em disciplinas optativas e obrigatórias, devendo ainda cumprir 10 créditos em atividades programadas tais como publicações, apresentações de trabalho, participações em cursos de curta duração, sempre a critério do orientador e desde que a abrangência da produção não seja local.

O prazo para conclusão do curso é de no mínimo 12 meses e no máximo 24 meses, prorrogável por mais 06 meses, condicionado à aprovação do Conselho.

O aluno de mestrado poderá solicitar aproveitamento de créditos em disciplinas cursadas como aluno especial ou visitante. (consultar Regulamento)

Programa reconhecido pela CAPES, conforme Portaria MEC nº 524/2008, publicado no D.O.U. nº 82, de 30/04/2008.


 

Curso de Doutorado

Para a obtenção do título de Doutor, ao aluno deve integralizar a um total de 36 créditos em disciplinas optativas e obrigatórias, devendo ainda cumprir 20 créditos em atividades programadas tais como publicações, apresentações de trabalho, participações em cursos de curta duração, sempre a critério do orientador e desde que a abrangência da produção não seja local.

O prazo para conclusão do curso é de no mínimo 36 meses e no máximo 48 meses, prorrogável por mais 06 meses, condicionado à aprovação do Conselho.

O aluno de doutorado poderá solicitar o aproveitamento de créditos em disciplinas cursadas como aluno especial ou visitante. O aluno portador de Diploma de Mestrado na área ou em áreas afins poderá ainda solicitar o aproveitamento de até 18 créditos em disciplinas cursadas no Mestrado. (Conferir regulamento)

Curso reconhecido pela CAPES, conforme ofício 202-30/2013/CTC/CAA II/CGAA/DAV, de 11 de dezembro de 2013.