Processo seletivo para bolsistas de extensão na UFMS/CPTL
São 20 bolsas para alunos de graduação de diversos cursos distribuídas em treze projetos. Inscrições podem ser realizadas até dia 04/05.
Confira as vagas, projetos e critérios de seleção.
VAGAS NAS PROPOSTAS APROVADAS NO EDITAL 8, PROECE/2018
Título do Projeto | Coordenador do Projeto | Nº de vagas | Vigência da Bolsa | Curso(s) de preferência | Critérios |
“MemorIDADE”: oficina de memória para idosos participantes de um Centro de Convivência | Bruna Moretti Luchesi | 02 | junho a dezembro/2018 |
Enfermagem Medicina |
– nota de 0-10, que será calculada com base na fórmula: média do aluno no histórico escolar (0-10 pontos) + nota atribuída pelo coordenador da ação de extensão considerando a carta de intenção apresentada pelo aluno (0-10 pontos) / 2 -os candidatos serão classificados em ordem decrescente de acordo com a pontuação |
Literatura e outras artes | Cristiane Rodrigues de Souza | 02 |
Primeiro colocado: de maio a novembro/2018 Segundo colocado: de maio a agosto/2018 |
Geografia História Letras Pedagogia |
• experiência prévia na área cultural (apresentações artísticas, organização de eventos culturais, apresentações em eventos culturais, cursos na área de arte, habilidades artísticas) (2,0) • experiência em docência (como professor efetivo, substituto ou membro do PIBID) (3,0 pontos) • participação em atividades do projeto de extensão Literatura e outras artes (2017), como membro extensionista (3,0 pontos) • bom desempenho acadêmico no curso (1,0 ponto |
Aprendendo Matemática Brincando | Fernando Pereira de Souza | 02 | maio a outubro/2018 | Matemática |
– Ter CR >= 5 – Estar regularmente matriculado no curso de Matemática a partir do terceiro semestre. O processo de classificação será composto por três etapas, sendo: (I) AHC: Análise do histórico escolar; (II) PE: Prova Escrita; (III) ENT: entrevista. |
VII Ano da Universidade da Melhor Idade (UMI) | Inês Francisca Neves Silva | 01 | maio a novembro/2018 | Direito | 1. Notas 2. frequência nas aulas 3. Gostar de trabalhar com idosos |
Conscientização de Professores da Educação Infantil e dos Primeiros Anos de Ensino Fundamental sobre a Importância da Educação das Relações Étnico-Raciais como Respeito aos Direitos Humanos | Ione da Silva Cunha Nogueira | 02 |
Primeiro colocado: de maio a novembro/2018 Segundo colocado: de junho a agosto/2018 |
Pedagogia |
– disponibilidade no período vespertino; – média do aluno(a) no histórico escolar; – não possuir mais do que três reprovações nos dois últimos semestres. |
Eco-Cidadão | Josilene Hernandes Ortolan Di Pietro | 01 | maio a novembro/2018 | Direito |
– ser pesquisador do Grupo de Pesquisa Direito, Cidadania e Desenvolvimento Sustentável – nota (média) do histórico escolar. Em caso de empate, o discente que já tiver cursado a disciplina de Direito Ambiental e maior nota final nesta disciplina. |
Cuidados palhaços-ativos na Atenção Primária à Saúde | Juliana Dias Reis Pessalacia | 02 | maio a novembro/2018 |
Enfermagem Medicina |
a) estar regularmente matriculado nos cursos de graduação em Medicina ou Enfermagem do CPTL/UFMS. b) não estar em cumprimento de sanção disciplinar; c) não ser beneficiário de bolsa concedida pela UFMS ou por qualquer outro órgão de fomento. d) possuir coeficiente de aproveitamento igual ou superior a 5,0 (cinco). e) possuir currículo cadastrado na Plataforma Lattes. f) Possuir disponibilidade de 20 (vinte) horas semanais para execução do Plano de Trabalho, sem prejuízo das atividades curriculares; g) Não tiver sido excluído anteriormente de alguma bolsa de extensão por desempenho insatisfatório; h) Não possuir qualquer pendência com a UFMS; i) Apresentar experiência comprovada em formação teatral do tipo clown e/ou participação comprovada (declaração, listas de presença ou certificados) nas capacitações do Projeto Cuidados palhaços-ativos na atenção primária à saúde (CPTL/UFMS) nos anos de 2017 e/ou 2018.
|
Museu Histórico Itinerante (MuH) | Leandro Hecko | 02 | agosto a novembro/2018 | História |
1-estar cursando entre o 1º e 4º semestre=1 ponto (peso 1); 2-conhecimentos básicos de informática=1 ponto (peso 1); 3-experiência em montagem de dioramas ou construção de maquetes=1 ponto por experiência comprovada (peso 3); 4-experiência em artesanato de biscuit: 1 ponto por experiência comprovada (peso 3); 5-ter desenvolvido alguma ação de Ensino, Pesquisa ou Extensão relacionada à Antiguidade Oriental, Clássica ou América Pré-Colombiana=1 ponto por ação (peso 1). A nota final será a soma da pontuação de todos os itens (já aplicados os pesos) dividida por cinco: Média=(1+2+3+4+5)/5 Apenas os dois primeiros colocados serão considerados aprovados. |
Sigad-Livre: Plataforma Pública para Promoção e Difusão de Tecnologias Livres de Gestão Arquivística de Documentos | Ricardo Marcondes Marcacini | 02 | maio a novembro/2018 | Sistemas de Informação |
A seleção ocorrerá baseada em histórico escolar e entrevista com o coordenador do projeto, conforme os critérios a seguir: – seja MA a média geral do candidato de disciplinas cursadas (com aprovação ou não), de acordo com o Histórico Escolar, calculada automaticamente por meio do Siscad (Normalizada entre 0,0 a 10,0). – seja NT a nota de experiência em tecnologia de informação para candidatos que tenham cursado com aprovação uma ou mais disciplinas relacionadas aos temas de Algoritmos e Programação, Banco de Dados, Programação Web e Programação Orientada a Objetos (Normalizada entre 0,0 e 10,0) . seja NE a nota da entrevista de 0,0 a 10,0. A nota final (NF) do candidato é dada pela fórmula: NF = 0.5*MA + 0.3*NT + 0.2*NE. |
DATALUTA – Banco de Dados da Luta pela Terra Mato Grosso do Sul | Sedeval Nardoque | 01 | maio a novembro/2018 | Geografia |
– Currículo: maior média acadêmica – 0 a 10 – Prova escrita sobre conceitos de Geografia Agrária – 0 a 10 |
Socialização e inserção cultural de imigrantes haitianos em Três Lagoas (MS-Brasil) | Thiago Araújo Santos | 01 | maio a outubro/2018 |
Letras Pedagogia |
– Bom desempenho acadêmico; – Interesse e/ou experiência em docência e alfabetização de adultos |
Socialização e inserção cultural de imigrantes haitianos em Três Lagoas (MS-Brasil) | Thiago Araújo Santos | 01 | maio a novembro/2018 |
Geografia História |
– Bom desempenho acadêmico; – Interesse e/ou Experiência na área cultural |
Projeto Identidade XIV – Grupo de Teatro | Wagner Corsino Enedino | 01 | maio a dezembro/2018 | não há | não há |