Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS)

Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS)


Apresentação

O Programa de Mestrado Profissional em Letras, em Rede Nacional (PROFLETRAS) está sob a coordenação geral da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, em parceria com outras 34 Instituições de ensino superior brasileiras, além de mais 11 adesões para a turma de 2015. Trata-se de um programa de pós-graduação stricto sensu em Letras, reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), do Ministério da Educação, avaliado com nota 4.0, que pretende contribuir para a melhoria da qualidade do ensino no país.

Tem como objetivo capacitar professores de Língua Portuguesa para o exercício da docência no Ensino Fundamental. Para se inscrever, o candidato deverá ser portador de diploma de curso superior de Licenciatura em Letras, com habilitação em Português, devidamente registrado no Ministério da Educação, ser professor do Ensino Fundamental (1º ao 9º anos) em escola da Rede Pública de Ensino do Brasil, regularmente admitido e pertencente ao quadro permanente de servidores e estar ministrando aula de Língua Portuguesa em qualquer ano do ensino fundamental.

Consideramos ser uma proposta de grande envergadura já que contempla os anseios dos professores do Ensino Fundamental que não puderam ingressar em um curso de pós-graduação em nível de mestrado, provavelmente, por falta de disponibilidade e apoio institucional. Nossa expectativa é grande, uma vez que muitos alunos egressos do Curso de Letras da UFMS e de outras instituições da região têm-nos procurado com o objetivo de melhorar sua prática em sala de aula, a fim de proporcionar uma educação mais competidora e desafiadora, capaz de fornecer melhor preparo ao aluno e, assim, habilitá-lo para cursar o Ensino Médio e Superior.

Oferecemos para a primeira turma, 22 vagas, na certeza de que, num futuro bem próximo, os resultados incidirão na melhoria do ensino, resvalando no Ensino Superior, visto que, na Licenciatura, formamos o professor para atuar com Língua Portuguesa no Ensino Fundamental e Médio e, com a implantação do Mestrado Profissional, nosso compromisso social é maior.

É notável ressaltar o empenho da Reitora, professora Célia Maria Oliveira, do Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, professor Dercir Pedro de Oliveira (in memoriam) e da professora Kelcilene Gracia, ex-coordenadora do Programa de mestrado acadêmico em Letras do campus de Três Lagoas, além do Prof. Dr. Dermeval da Hora, coordenador da área de Letras e Linguística/CAPES, que não mediram esforços enquanto apoio fundamental nos trâmites administrativos e financeiros, o que muito nos orgulha.

Profa. Dra. Celina Nascimento (Coordenadora local do PROFLETRAS/UFMS)

Prof. Dr. Ricardo Bulhões (Coordenador-Suplente do PROFLETRAS/UFMS)