MATEMÁTICA

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O curso de licenciatura em Matemática do Campus de Três Lagoas/UFMS está inserido na região leste do Estado de Mato Grosso do Sul desde 07/07/1986, e vem oferecendo importantes contribuições na formação de profissionais para atuarem no ensino de Matemática assim como em áreas diversas. O curso teve seu reconhecimento oficial através Resolução COUN nº 19, de 07.07.1986, e implantado no ano seguinte, sendo reconhecido pela Portaria MEC nº 1.023, de 26.10.1990 e publicada no DOU de 29.10.1990. Com a efetivação da reforma das políticas educacionais na segunda metade da década de 1990, através da promulgação da LDBEN/96, ficou conferida às universidades a autonomia de fixar os currículos dos seus cursos e programas, desde que, respeitadas as Diretrizes Curriculares para os Cursos de Licenciatura Plena em Matemática, estas delineadas pelo MEC/SESU e CEEMAE, as mesmas foram elaboradas visando orientar as Instituições de Ensino Superior/IES, para que pudessem proporcionar aos futuros professores uma formação profissional em conformidade com as exigências contemporâneas da sociedade. Diante deste novo paradigma que se instalou no cenário educacional brasileiro, a partir do ano de 1997, foram intensificadas as discussões no interior do curso no sentido de adequar o projeto pedagógico, definindo uma nova estrutura curricular para o curso e redimensionar a formação do futuro professor de matemática.

As reformas curriculares, quer seja de nivelamento no sentido de alcançar uma melhor formação do nosso aluno quer exigida pela Legislação Federal e ou Institucional tem sido absorvidas, forçando a elaboração de novos PPCs, isto ocorreu nos anos de 2002, 2004, 2009, 2010 e 2015.

As alterações realizadas nos PPCs, não visavam apenas cumprir a legislação, mas também a qualidade da formação do profissional. Esse esforço levou o curso a obter conceitos satisfatórios nos processos avaliativos elaborados pelo MEC como descrito a seguir:

  • Na vigência do Exame Nacional de Cursos – PROVÃO foram obtidos os seguintes conceitos. No ano de 1998: C; em 1999: B; em 2000: C; em 2001: B; em 2002: A e em 2003: C.
  • Já a partir de 2008 até a presente data na avaliação ENADE o curso obteve conceito 4 em 2008; 4 em 2011 e em 2015 o curso obteve a nota máxima, 5 nos dois indicadores de qualidade.

A qualidade supracitada não se limita a indicadores, mas principalmente nos alunos egressos, ainda que, desde sua implantação, não temos um acompanhamento do aluno egresso.  Os alunos graduados pelo Curso de Matemática do CPTL/UFMS, estão em sua maioria em efetivo exercício no cargo de docentes em Secretarias Estaduais de Educação tais como do Estado de Mato Grosso do Sul, do Estado de São Paulo; assim como em Secretarias de Educação Municipais, entre outros, citamos Municípios de: Três Lagoas-MS, Selvíria-MS, Brasilândia-MS, Aparecida do Tabuado-MS, Paranaíba-MS, Andradina-SP, Ilha Solteira –SP, Pereira Barreto-SP. Outros desses alunos egressos almejam ou almejaram a carreira no magistério superior. Os mesmos foram em busca de Cursos de Pós- Graduação, seja no Mestrado e/ou Doutorado obtendo relativo sucesso nesta empreita, tanto que muitos deles compõe o corpo Docente em Universidades Públicas e/ou Privadas, a saber, na UFMS nos Campus de Três Lagoas, Campo Grande, Corumbá, Nova Andradina, Ponta Porã, na UFGD – Campus de Dourados, na UEMS campus de Cassilândia, no IFMS – campus de Três Lagoas, na AEMS campus Três Lagoas e em outros estados tais como UFT – Tocantins, UFU campus de Pato de Minas, Unitoledo – campus Araçatuba.

Diante da crescente demanda pelo aprimoramento da formação do profissional que atua na educação básica (ensino fundamental e médio) os professores do Curso de Matemática do CPTL/UFMS implantaram desde 2012 o curso de Mestrado Profissional em Matemática – PROFMAT. Com isso, nosso aluno egresso tem retornado ao Campus em busca de atualização e novas perspectivas que serão empregadas nas escolas que atuam.

Os professores de Matemática lotados no CPTL, contam, em sua totalidade com o título de doutor, atendem a vários cursos presentes no campus de Três Lagoas, a saber, Administração, Biologia, Ciências Contábeis, Enfermagem, Engenharia de Produção, Sistemas de Informação e em particular o Curso de Matemática do CPTL, além de atuarem na extensão e/ou pesquisa.

Atualmente, são oferecidas várias modalidades de bolsas aos acadêmicos do curso, tais como: Alimentação, Extensão, Iniciação Científica (PIBIC), Iniciação à Docência (PIBID), Monitoria e Permanência. Desde 2011, o curso de Matemática também dispõe de dois programas PET (PET – Matemática e PET Conexões de Saberes – Matemática ).

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Nome do Curso: Matemática – Licenciatura DE TRÊS LAGOAS / UFMS

Coordenador do curso: Prof. Dr. Fernando Pereira de Souza (Telefone: 67 35093779)

 

Resumo
O Curso de Matemática – Licenciatura/CPTL foi criado pela Resolução COUN nº 19, de 07.07.1986, e implantado no ano seguinte. O curso foi reconhecido pela Portaria MEC nº 1.023, de 26.10.1990, sendo publicada no DOU de 29.10.1990. O Curso tem sido reformulado em várias oportunidades para atender à legislação federal. Em 2010 foi implantada uma nova grade, para atender o Sistema Semestral de Matrícula por Disciplina, instituído na UFMS e que inclui pré-requisitos para algumas disciplinas.

 

Objetivos
O curso de Licenciatura em Matemática tem como objetivo a formação profissional inicial de professores de Matemática para o Ensino Básico (6o. a 9o. Ano do ensino fundamental e todas as séries do ensino médio), com sólida formação em Matemática e uma formação pedagógica que permita uma visão abrangente do papel de educador com capacidade de trabalhar em equipes multipdisciplinares.

 

Disciplinas
O Curso é organizado em 5 núcleos com conteúdos de Formação Geral, Formação Específica, Formação Pedagógica, Dimensões Práticas, Complementares Optativas. As práticas de ensino são oferecidas desde o início do curso e deverão oferecer o apoio necessário ao acadêmico na realização do seu estágio obrigatório além de preparar o acadêmico para a docência. Com base na Portaria No. 4059/MEC de 10 de dezembro de 2004, algumas disciplinas do curso poderão ser oferecidas utilizando a modalidade semi-presencial em até 20% da sua carga horária total, de maneira a incluir métodos e práticas de ensino-aprendizagem que incorporem o uso integrado de tecnologias de informação e comunicação para a realização dos objetivos pedagógicos. As avaliações das disciplinas ofertadas nesta modalidade de ensino serão presenciais. Para a integralização do curso o acadêmico deverá cumprir uma carga horária de 3.077 horas de conteúdos de formação na área de matemática e pedagógica, mais 255 horas de atividades culturais complementares e 68 horas da disciplina complementar optativa, perfazendo um total de 3.400 horas.

 

Profissão
Funções básicas que nortearão o papel do futuro professor no processo de ensinar matemática:
– Organizador: O desempenho desta função implica em saber escolher problemas que possibilitem a construção de conceitos tendo em vista os objetivos que pretende atingir.
– Facilitador: Nesta função, faz explanações, oferece materiais, textos e informações que o aluno por si só não teria condições de obter.
– Mediador: Neste papel, deve promover debates sobre resultados e métodos, orientar as reformulações e valorizar as soluções mais adequadas.
– Incentivador: Neste caso, deve estimular a competição saudável entre os alunos e, ao mesmo tempo, estimular a cooperação entre os mesmos.
– Avaliador: Nesta função, deve utilizar instrumentos apropriados para buscar indícios e sinais de competências desenvolvidas pelos alunos, levando-os a ter consciência de suas conquistas, bem como de suas dificuldades diante do processo de aprendizagem.

 

Considerando este contexto, o curso de Matemática- Licenciatura/CPTL deve garantir que seus egressos tenham:
  • uma base sólida de conhecimentos e técnicas matemáticas bem como sua prática pedagógica;
  • uma formação pedagógica voltada para o ensino de Matemática;
  • uma compreensão do contexto histórico e sócio-cultural em que a matemática e seus futuros alunos estão situados;
  • a inquietação de buscar novas metodologias para ensinar Matemática, seja incentivado e entusiasmado pela sua beleza intrínseca ou pelas suas múltiplas aplicações;
  • visão de seu papel social de educador e capacidade de se inserir em diversas realidades com sensibilidade para interpretar as ações dos educandos;
  • visão da contribuição que a aprendizagem da Matemática pode oferecer à formação dos indivíduos para o exercício de sua cidadania;
  • visão de que o conhecimento matemático pode e deve ser acessível a todos, e consciência de seu papel na superação dos preconceitos, traduzidos pela angústia, inércia ou rejeição, que muitas vezes ainda estão presentes no ensino-aprendizagem da disciplina.

 

 

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