Egressos – Matemática

Tendo em vista que um curso de Licenciatura em Matemática tem como objetivo principal a formação de professores para o ensino básico, o futuro professor deve atentar para algumas funções básicas que nortearão o seu papel no processo de ensinar matemática. São elas:

– Organizador: O desempenho desta função implica em saber escolher problemas que possibilitem a construção de conceitos tendo em vista os objetivos que pretende atingir.

– Facilitador: Nesta função, faz explanações, oferece materiais, textos e informações que o aluno por si só não teria condições de obter.

– Mediador: Neste papel, deve promover debates sobre resultados e métodos, orientar as reformulações e valorizar as soluções mais adequadas.

– Incentivador: Neste caso, deve estimular a competição saudável entre os alunos e, ao mesmo tempo, estimular a cooperação entre os mesmos.

– Avaliador: Nesta função, deve utilizar instrumentos apropriados para buscar indícios e sinais de competências desenvolvidas pelos alunos, levando-os a ter consciência de suas conquistas, bem como de suas dificuldades diante do processo de aprendizagem.

Considerando este contexto, o curso de Matemática- Licenciatura/CPTL deve garantir que seus egressos tenham:

  • Uma base sólida de conhecimentos e técnicas matemáticas bem como sua prática pedagógica;
  • Uma formação pedagógica voltada para o ensino de Matemática;
  • Uma compreensão do contexto histórico e sociocultural em que a matemática e seus futuros alunos estão situados;
  • A inquietação de buscar novas metodologias para ensinar Matemática, seja incentivado e entusiasmado pela sua beleza intrínseca ou pelas suas múltiplas aplicações;
  • Visão de seu papel social de educador e capacidade de se inserir em diversas realidades com sensibilidade para interpretar as ações dos educandos;
  • Visão da contribuição que a aprendizagem da Matemática pode oferecer à formação dos indivíduos para o exercício de sua cidadania;
  • Visão de que o conhecimento matemático pode e deve ser acessível a todos, e consciência de seu papel na superação dos preconceitos, traduzidos pela angústia, inércia ou rejeição, que muitas vezes ainda estão presentes no ensino-aprendizagem da disciplina.