GEOGRAFIA – BACHARELADO

Ramais: 3725 e  3782

Veja mais:

Sobre o Curso

O Curso de Geografia da UFMS/CPTL foi implantado no ano de 1970, através da Resolução nº 29-A, CEE/MT, de 04 de abril de 1970, e teve seu reconhecimento pelo Decreto nº 76. 788, de 15 de dezembro de 1975, publicado no DOU de 16 de dezembro de 1975. No ano de 1991, foi criado o Curso de Geografia – Bacharelado e autorizado pela resolução n° 46, COUN, de 20 de setembro de 1990. O reconhecimento do Curso foi feito pelo mesmo decreto do curso de licenciatura. Ao longo de sua trajetória, o bacharelado em Geografia passou por reformulações e, no ano de 2022, em seu projeto pedagógico realizou alterações em disciplinas, carga horária, semestralização, além da inserção de novas Componentes Curriculares Não-disciplinares (CCNDs). Atualmente o curso conta com 13 professores efetivos, todos com titulação de doutorado.

Perfil desejado do egresso: profissional que apresente como principais características a compreensão dos elementos e processos concernentes ao meio natural e ao construído, com base nos fundamentos filosóficos, teóricos e metodológicos da Geografia e com capacidades para dominar e aprimorar as abordagens científicas pertinentes ao processo de produção e aplicação do conhecimento geográfico. É importante uma formação que tenha, em primeiro lugar, um compromisso com o futuro profissional e relacionado com a construção do conhecimento, considerando os conceitos da Geografia, e também uma formação direcionada às questões relevantes na atualidade e de importância regional.

IDENTIFICAÇÃO DO CURSO:

Denominação do Curso: Geografia – Bacharelado – CPTL

Código E-mec: 315858

Habilitação:

Grau Acadêmico Conferido: Bacharelado

Modalidade de Ensino: Presencial. Regime de Matrícula: Semestral

• Tempo de Duração (em semestres):

a) Proposto para Integralização Curricular: 8 Semestres

b) Mínimo CNE: 6 Semestres c) Máximo UFMS: 12 Semestres

• Carga Horária Mínima (em horas):

a) Mínima CNE: 2400 Horas

b) Mínima UFMS: 2550 Horas

• Número de Vagas Ofertadas por Ingresso: 30 vagas

Número de Entradas: 1

• Turno de Funcionamento: Matutino, Vespertino, Sábado pela manhã e Sábado à tarde para o curso 0780; Noturno, Sábado pela manhã e Sábado à tarde para o curso 0701

• Local de Funcionamento do curso: Unidade de Administração Setorial de Lotação: CÂMPUS DE TRÊS LAGOAS. Endereço da Unidade de Administração Setorial de Lotação do Curso: Avenida Ranulpho Marques Leal – 3370/3371 fim, Câmpus de Três Lagoas – CPTL II, 3484 – Distrito Industrial II

Formas de ingresso:

As Formas de Ingresso nos Cursos de Graduação da UFMS são regidas pela Resolução n° 430, Cograd, de 16 de dezembro de 2021; Capítulo VI, Art. 18: O ingresso nos cursos de graduação da UFMS ocorre por meio de: I – Sistema de Seleção Unificada (Sisu); II – Vestibular; III – Programa de Avaliação Seriada Seletiva (Passe); IV – seleção para Vagas Remanescentes; V – portadores de visto de refugiado, visto humanitário ou visto de reunião familiar; VI – reingresso; VII – portadores de diploma de Curso de Graduação; VIII – transferência externa; IX – movimentação interna de estudantes regulares da UFMS; X – permuta interna entre estudantes regulares da UFMS; e XI – convênios ou outros instrumentos jurídicos de mesma natureza, firmados com outros países e/ou órgãos do Governo Federal; XII – matrícula cortesia; XIII – transferência compulsória; XIV – mobilidade acadêmica; e XV – complementação de estudos no processo de revalidação de diploma. Ainda, poderão ser estabelecidos outros critérios e procedimentos para ingresso nos Cursos de Graduação por meio de Programas Especiais ou outros atos normativos.