CURSO DE ENFERMAGEM DO CPTL PARTICIPA DE OFICINA SOBRE FORMAÇÃO INTERPROFISSIONAL EM SAÚDE

Postado por: Gestor do Site

No dia 27 de abril de 2018, o professor Dr. Edirlei Machado dos Santos, docente do Curso de Enfermagem do CPTL representou o Curso e a UFMS na Oficina sobre Interprofissionalidade na Formação em Saúde ocorrida da Universidade de Brasília (UnB).
O curso de Enfermagem do CPTL recebeu um convite para participar do referido evento oriundo de um plano de ação de fortalecimento da educação interprofissional no processo de reorientação da formação profissional em saúde.
Além da UFMS/CPTL, participaram da referida oficina docentes de outras Instituições de Ensino Superior (IES) da região Centro-Oeste.
Foram discutidos temas relacionados aos pontos centrais da educação interprofissional em saúde para o desenvolvimento das competências colaborativas e os marcos teórico-conceituais e metodológicos da educação interprofissional em saúde.
Atualmente, a proposta de modelos de ensino-aprendizagem que contemplem a formação interprofissional em saúde tem sido amplamente debatida e emerge como possibilidade agregadora para a formação de profissionais que trabalhem de forma interdisciplinar nos cenários de atenção á saúde, tendo como foco atender as diretrizes e pressupostos do Sistema Único de Saúde (SUS).
O curso de Enfermagem encontra-se em processo de (re)formulação de seu projeto pedagógico de Curso (PPC) e tal discussão tem sido fortemente analisada, com o intuito de se instituir um PPC que possibilite uma formação generalista do enfermeiro, porém com o desenvolvimento de habilidades e competências para a produção de uma atenção interdisciplinar e integral aos usuários do SUS.