X Ciclo de Palestras do Curso de História – CPTL

Postado por: Gestor do Site

O ciclo de palestras do Curso de História da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus de Três Lagoas, é um evento que ocorre a cada dois anos, realizado tradicionalmente pela Coordenação do Curso, mas que, em sua décima edição, será assumido integralmente pelo PET História “Conexões de Saberes”. O evento prevê a realização de uma palestra mensal entre agosto e novembro de 2018, versando sobre o tema da intolerância, latu sensu, com subtemas distribuídos entre as falas (religiosa, sexual/sexismo, racial, social e intolerância na política). Os(as) palestrantes ainda não foram confirmados(as) e serão divulgados o mais breve possível nas redes sociais do PET História. A participação no Ciclo será gratuita.

Conforme os objetivos do Programa de Educação Tutorial, a realização do Ciclo, sob a presente temática visa fomentar o debate e a conscientização histórico/social das implicações acerca das práticas de intolerância, algo extremamente importante na atualidade.
Esta atividade, inclusive, contempla alguns das 17 metas de desenvolvimento sustentável da Organização das Nações Unidas, em especial nos seguintes itens:
• Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas;
• Reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles (o que implica na denúncia e combate à xenofobia, uma das mais agressivas e atuais formas de intolerância);
• Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável;
• Proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.

 

Mais informações: https://www.facebook.com/events/211360056121321/