CHAMADA PARA PUBLICAÇÃO: CHAMADA Nº 28 (SETEMBRO/DEZEMBRO DE 2018) – DOSSIÊ: LINGUAGENS, CULTURAS E SOCIEDADES CONTEMPORÂNEAS

Postado por: Gestor do Site

CHAMADA Nº 28 (Setembro/Dezembro de 2018)

GUAVIRA LETRAS, revista do Programa de Mestrado e Doutorado em Letras da UFMS, Câmpus de Três Lagoas, faz chamada para seu número 28 do 3º quadrimestre de 2018.

Prazo para submissão: 28 de outubro de 2018

Submissão pelo site da revista: www.guaviraletras.ufms.br

E-mail para contato: guavira.letras.ufms@gmail.com

 

Editores Responsáveis:

Celina Aparecida Garcia de Souza Nascimento (UFMS)

Claudete Cameschi de Souza (UFMS)

Neyla Graciela Pardo Abril (Universidad Nacional de Colombia)

Título do número: Linguagens, Culturas e Sociedades Contemporâneas

Tema do Dossiê:

Processos Identitários: a Constituição de Sujeitos e Sentidos na Sociedade

Ementa: Os estudos sobre processos identitários com enfoques teóricos que levam em conta os processos de hibridação mostram que não é possível falar de identidades como se fosse apenas um conjunto de traços fixos, nem concebê-las como a essência de uma etnia ou de uma nação. Entendemos que não é possível estudar esses processos de “desconsiderados” (CANCLINI, 2013, p. 283), (ex)incluídos sob o aspecto de culturas populares. Nesse cenário, pretendemos problematizar, desconstruir as categorias e as certezas do mundo ocidental, nos pares de oposição convencionais, que produzem sentidos calcados na razão, enfim, nas relações binárias, que estabelecem uma hierarquia ou supremacia de um termo sobre o outro. Para tanto, este número da GUAVIRA objetiva a discussão de pesquisas que questionem o pensamento metafísico do mundo Ocidental, por meio das abordagens:

 

  • A (s) Cultura (s) Entre Línguas e Linguagens;
  • Os Povos Originários, o Imaginário, a Linguagem, a Cultura e a Subjetividade;
  • Linguagem, Cultura e Subjetividades na Educação Especial;
  • O Sujeito e a Cultura;
  • Processo Identitário e Exclusão/Inclusão;
  • Pobreza e Marginalização;
  • Saber, Poder e Resistência;
  • A Criança, O Adolescente/Jovem e a Vulnerabilidade;
  • A Mulher, Sexualidade e Violência.