“Medicina de Portas Abertas”: acadêmicos da UFMS recebem alunos de Escola Estadual

Postado por: Vitor Otávio

No último dia 26 de outubro de 2018, no período matutino, cerca de 90 alunos do ensino médio da Escola Estadual Edwards Corrêa e Souza visitaram a Unidade VIII, prédio onde está instalada a estrutura de salas de aula e laboratórios do curso de Graduação em Medicina do Campus de Três Lagoas.

A coordenadora do projeto, Profa Dra Bruna Moretti Luchesi conta:

“A ideia surgiu da necessidade sentida pelos docentes e discentes do curso de aproximar a Universidade da população de Três Lagoas, já que muitas pessoas da cidade não conhecem a UFMS, não sabem que oferece o curso de Medicina e nem que o ensino é público e gratuito”.

Durante uma atividade curricular de educação em saúde na escola, o diretor trouxe a demanda e um grupo de acadêmicos (Amanda Pimenta, Alyce Albuquerque, Camila Brito, Felipe Pacola, Gabriela Reis, Marisa Prado e Natalia Ferrareto) tomou frente e colocou o projeto em prática, convidando outros colegas para colaborar.

“Foi uma experiência única, pois o objetivo foi atingido e nossos alunos reconheceram a importância da extensão universitária, que é justamente essa integração com a comunidade”, completa Bruna.

Os acadêmicos envolvidos relatam

“Nós tivemos o imenso prazer de ver se concretizar um projeto que há alguns meses estava em papel: a Medicina de Portas Abertas. Por um anseio genuíno de fortalecer a relação universidade-comunidade e diminuir a distância entre a realidade acadêmica e o ensino médio da escola, convidamos os alunos para conhecer e se envolver mais com o curso de medicina da UFMS campus Três Lagoas. Foi com muito prazer que os vemos, com curiosidade no olhar, aprender um pouquinho sobre a estrutura do nosso curso e ter contato com nossos laboratórios e disciplinas. A sensação agora é de extrema gratidão aos alunos, aos professores e à diretoria da escola que aceitaram tão bem o projeto e participaram de maneira encantadora. Nos inspiraram a continuar em busca do estreitamento do abismo que, infelizmente, ainda separa a comunidade acadêmica da comunidade três-lagoense. Mas mais do que isso, nos inspiraram a continuar nosso curso de maneira mais humana, mais preocupada e à par da realidade do outro. Deixamos aqui o nosso muito obrigado!”.

O evento contou com a colaboração de docentes, técnicos e acadêmicos do 3º e 4º anos do curso para a recepção dos alunos em seis estações, que contemplaram a apresentação do curso de Medicina, dicas sobre estudo, formas de ingresso na universidade e vestibular, e visita aos laboratórios de semiologia, histologia, anatomia e parasitologia.

“A experiência proporcionada aos nossos estudantes foi de suma importância, estreitando a distância entre a escola pública e a universidade, mostrando à nossa comunidade que todos podem ter acesso; além disso, ver em locu situações vivenciadas apenas na teoria. A equipe da UFMS está de parabéns por essa iniciativa, esperamos poder participar novamente com novas turmas. Nós da Escola Edwards Corrêa e Souza somos extremante gratos pela oportunidade”, disse o diretor da escola, Edevalte Porto Viator Junior, que acompanhou a visita.

Camila Magalhaes dos Santos Alves, aluna do terceiro ano do ensino médio, relatou

“Neste dia tive o privilégio de poder tomar conhecimento na área da Medicina, graças à visita promovida pela UFMS para os estudantes do Ensino Médio. Em primeira instância, gostaria de salientar a recepção atenciosa e incrível que tivemos por parte dos professores e estudantes, que se disponibilizaram a nos ensinar um pouco sobre a sua área de atuação, e também responder nossas dúvidas com clareza e boa vontade.  Em segunda instância, é inegável que com tamanho acolhimento e incentivo por parte dos anfitriões, conseguiram despertar em mim uma curiosidade maior sobre a profissão de médico. Assumo que antes da visita tinha certo receio com algumas disciplinas, citando, por exemplo, Anatomia. No entanto a explicação que recebemos e a experiência foram muito satisfatórias, quebrando medos e abrindo oportunidades aos meus olhos. Por fim, gostaria de agradecer e parabenizar novamente o acolhimento que recebi por parte da faculdade de Medicina, ao carinho e cuidados prestados, a atenção e ao entusiasmo em ensinar. Continuem com tamanho amor pelas vossas profissões e com esse brilho no olhar tão bonito que vi em cada um”.

Devido ao sucesso da atividade, os envolvidos planejam replicá-la com outras turmas e outras escolas no próximo ano.