ACADÊMICOS DO CURSO DE ENFERMAGEM VISITAM O INSTITUTO LAURO DE SOUZA LIMA EM BAURU-SP

Postado por: vitorotavio

Os acadêmicos do Curso de Graduação em Enfermagem do Campus de Três Lagoas (CPTL), acompanhados pelos docentes Anneliese Domingues Wysocki e Edirlei Machado dos Santos, realizaram uma visita técnica ao Instituto Lauro de Souza Lima, na cidade em Bauru-SP na ´pultima segunda-feira, 29/10/2018.

O referido Instituto é referência nacional e internacional na área assistencial e de pesquisa em hanseníase. Criado em 1933 como Asilo-Colônia Aymorés, recebia as pessoas adoecidas com hanseníase do estado de São Paulo e região.

A hanseníase é uma doença negligenciada, infecto-contagiosa, endêmica em vários países do mundo e o Brasil só é secundado pela Índia em número de casos. É uma doença com alto potencial incapacitante devido, principalmente, a predileção de seu agente etiológico (Mycobacterium leprae) pelos nervos periféricos. As deformidades e incapacidades que tal comprometimento produz, além de prejudicar o trabalho de milhares de pessoas, onerando as famílias, a sociedade e o Estado, são as principais responsáveis pela discriminação social das pessoas que dela adoecem.

A visita teve como propósito agregar ao processo de formação dos acadêmicos e sensibilizá-los para o problema. Na atualidade o diagnóstico dos casos tem sido feito tardiamente e tal aspecto é fator importante para o grau de incapacidade que a pessoa adoecida pode apresentar.