LIGA ACADÊMICA DE PSIQUIATRIA E SAÚDE MENTAL (LAPSM) REALIZARÁ ATIVIDADE EM COMEMORAÇÃO AO DIA DA LUTA ANTIMANICOMIAL (14/05/2019)

Postado por: Rafael Rossi

A Liga Acadêmica de Psiquiatria e Saúde Mental desenvolverá no dia 14 de maio de 2019 das 19 às 22 horas na Sala 27002, bloco VII, atividade em comemoração ao dia da Luta Antimanicomial.

O Movimento da Luta Antimanicomial se caracteriza pela luta pelos direitos das pessoas com sofrimento mental. Dentro desta luta está o combate à ideia de que se deve isolar a pessoa com sofrimento mental em nome de pretensos tratamentos, ideia baseada apenas nos preconceitos que cercam a doença mental. O Movimento da Luta antimanicomial faz lembrar que como todo cidadão estas pessoas têm o direito fundamental à liberdade, o direito a viver em sociedade, além do direto a receber cuidado e tratamento sem que para isto tenham que abrir mão de seu lugar de cidadãos.

O Movimento da Reforma Psiquiátrica se iniciou no final da década de 1970, em pleno processo de redemocratização do país, e em 1987 dois marcos importantes se efetivaram para a escolha do dia que simboliza tal luta, o Encontro dos Trabalhadores da Saúde Mental, em Bauru/SP, e a I Conferência Nacional de Saúde Mental, em Brasília.

Com o lema “por uma sociedade sem manicômios”, diferentes categorias profissionais, associações de usuários e familiares, instituições acadêmicas, representações políticas e outros segmentos da sociedade questionam o modelo clássico de assistência centrado em internações em hospitais psiquiátricos, denunciam as graves violações aos direitos das pessoas com transtornos mentais e propõe a reorganização do modelo de atenção em saúde mental no Brasil a partir de serviços abertos, comunitários e territorializados, buscando a garantia da cidadania de usuários e familiares, historicamente discriminados e excluídos da sociedade.

As inscrições podem ser feitas a partir do link: http://forms.gle/n6MDfDY6JmnTMoKf6.