PROJETO DE EXTENSÃO “COMO AS ESCOLAS FAZEM POLÍTICAS DE GESTÃO E FORMAÇÃO DOCENTE”

Postado por: Vitor Otávio

O que se busca na ação extensionária é a possibilidade de refletir junto aos gestores, professores e futuros professores como as escolas fazem políticas públicas da educação. O momento atual vivenciado pela educação marcado pela globalização, performatividade e meritocracias impõem verticalmente à escola o desafio de sua melhor adequação quanto a estrutura, clima organizacional e pedagógica, sobretudo na materialização do texto da política no contexto local. Essa ação pressupõe a participação de acadêmicos de licenciatura, gestores e professores em constante processo de formação diante das existentes macro políticas do sistema de educação para indagar: Como captar as decisões da gestão escolar diante da política macro? Como efetivar a política micro no espaço local? Qual a lógica que regula e orienta as formações docentes?

Essas reflexões são discutidas no curso de extensão “Como as escolas fazem políticas de gestão e formação docente”, ofertado gratuitamente a comunidade interna e externa a UFMS. Realizado desde maio de 2019 o curso tem encontros quinzenais na Unidade I do Campus CPTL/UFMS, sob a responsabilidade das professoras Rozemeiry dos Santos Marques Moreira e Andressa Florcena, do curso de Pedagogia.  O Curso obteve mais de 100 inscrições entre acadêmicos das licenciaturas da UFMS e outras IES, professores e gestores das escolas públicas e privadas de Três Lagoas além de membros da Secretaria de Educação do Município. A ação de extensão encontra-se com inscrições encerradas.

Devido grande procura por vagas, após o início do curso, está em processo uma lista de espera para cadastro de interessados para a segunda oferta da ação de extensão com previsão de início no primeiro semestre de 2020. Os interessados devem enviar o nome completo, RGA ou CPF para o endereço de e-mail: projextped@gmail.com.

Abaixo seguem as fotos: