PROJETO UNIVERSIDADE NECESSÁRIA TRATARÁ DOS TEMAS RELATIVOS À MINERAÇÃO, CRISE ECONÔMICA E OUTROS NESTA SEMANA

Confira a Programação:

DIA 28-8 (QUARTA-FEIRA) às 16h – “OS CASOS DE MARIANA, BRUMADINHO E OS ATINGIDOS PELA MINERAÇÃO NO BRASIL”

Na semana em que lembramos os sete meses do rompimento da barragem de Brumadinho, vamos nos reunir para discutir um tema central para compreender o Brasil e a América Latina no cenário mundial: a mineração e os atingidos por essa atividade.

Um tema pouco debatido pela sociedade e pela Universidade, mas que precisa ser compreendido em seus múltiplos aspectos como o ambiental, o econômico, o histórico, o da saúde humana, do trabalho, entre outros.

Os convidados:

CARLOS BITTENCOURT: é graduado em história pela Universidade Federal Fluminense (UFF), autor da dissertação “A corporatização do Território de Conceição do Mato Dentro (MG) pela mineradora Anglo-American: estratégia corporativa e subordinação do lugar”. Foi pesquisador do Instituto Brasileiro de Análise Social e Econômica (Ibase), coordenando o projeto Observatório do Pré-sal e da Indústria Extrativa Mineral. Atualmente cursa o doutorado no Programa de Pós-Graduação de Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e colabora no Comitê Nacional em Defesa dos Territórios Frente à Mineração.

CLAUDIO RIBEIRO LOPES: é graduado em Direito, autor da dissertação “Fundamentos, fins e limites da pena nos delitos ambientais”, defendida na Universidade Estadual de Maringá e da tese de doutorado: “Cativeiros de papel: desertos verdes, papeleiras e conflitos socioambientais na região de Três Lagoas/MS”, defendida no Programa de Pós Graduação em Ciências Sociais da UFF, coordena grupos de pesquisa e é autor de diversos artigos ligados aos temas do Direito Penal, conflitos socioambientais, delitos ambientais, entre outros. É Professor do Curso de Direito do CPTL.

DIA 29-8 (QUINTA-FEIRA) – 13h30min – MINICURSO: “OS CORTES NO ORÇAMENTO DA EDUCAÇÃO, A CONTRARREFORMA DA PREVIDÊNCIA E O SISTEMA DA DÍVIDA”

Entre os temas que serão tratados no minicurso:

– Financiamento da educação

– Financiamento e problemas da seguridade social

– O que é o Sistema da Dívida

– Mecanismos que geram a dívida pública desde a ditadura militar

– PEC 6/2019 “Reforma da Previdência”

– Desvinculação de Receitas da União – DRU (Emenda Constitucional 93)

– Emenda 95 “Teto de Gastos”

– Outros projetos de Lei e propostas de Emenda à Constituição que beneficiam o Sistema da Dívida

– Crise financeira dos estados

– Fatores que levaram à crise econômica e alternativas

A ministrante é Gleice Rodrigues, Arquivista do CPTL e colaboradora da Auditoria Cidadã da Dívida.

As inscrições serão no local e será disponibilizado certificado.