A CONJUNTURA DA AMÉRICA LATINA

O Projeto Universidade Necessária convida para uma palestra sobre situação dos países da América Latina, que ocorrerá na quarta-feira, dia 4-9. O convidado para tratar do assunto é o Professor Nildo Ouriques, Titular do Departamento de Economia e Relações Internacionais da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) onde também preside o Instituto de Estudos Latino-Americanos (Iela). Possui doutorado em Economia pela Universidade Nacional Autônoma Do México e Pós-Doutorado pela Universidade de Buenos Aires. Atuou na Divisão de Pesquisa do Banco Central da Venezuela e já ministrou cursos sobre o pensamento crítico na Universidade Nacional de Tucumán (Argentina), na Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM), na Universidade Bolivariana (Venezuela), na Universidade Simón Bolívar de Quito (Equador), na Universidade de Padova (Itália) e em diversas universidades brasileiras. Pesquisa os temas relacionados à Economia, atuando principalmente na análise das transformações do capitalismo contemporâneo, a dependência dos países latino-americanos, a relação entre o marxismo e o nacionalismo, assim como o capitalismo dependente rentístico na América Latina. E autor ou organizador de diversos livros entre eles “Nações e nacionalismos na América Latina”, “Os 500 anos: a conquista interminável”, “Raízes no Libertador: Bolivarianismo e poder popular na Venezuela, “O colapso do figurino francês: crítica às ciências sociais no Brasil”, “Crítica à razão acadêmica” – volumes I e II e responsável pela publicação no Brasil dos livros “O capitalismo dependente latino-americano”, de Vânia Bambirra e “Subdesenvolvimento e revolução”, de Ruy Mauro Marini. O professor irá conversar conosco por videoconferência.

Atenção para o novo local e horário: Anfiteatro da Unidade III (“Matemática”), às 16h do dia 4-9 (quarta-feira).