XI SEMANA DA BIOLOGIA – BIOLOGIA E SUAS INTERFACES

Semana da Biologia movimenta campus com programação diversa sobre as interfaces da área

De 2 a 6 de setembro foi realizada a 11ª Semana da Biologia – Biologia e suas interfaces, organizada pelos acadêmicos e professores do curso de Ciências Biológicas do Campus de Três Lagoas (CPTL). A programação foi voltada para a comunidade acadêmica e externa, bem como as demais instituições de Ensino Superior de Três Lagoas e escolas públicas e privadas do município.

O evento contou com palestras, minicursos práticos, exposição de banners e trabalhos dos laboratórios de pesquisa nos corredores da UFMS e um concurso de fotografias. As ações movimentaram o campus durante toda a semana e envolveram mais de 20 palestrantes de diversas instituições de ensino do Brasil, professores e pesquisadores das mais diversas áreas, como Direito, Enfermagem, Medicina, Psicologia, Educação, entre outros. Os temas trabalhados na programação variavam desde diversidade sexual e de gênero até a biogeografia do Pantanal, cumprindo a proposta de explanar as interfaces da Biologia.

O professor Sérgio Roberto Posso, do curso de Ciências Biológicas, relatou a importância da programação e da semana como uma forma de apresentar para a sociedade a Universidade e o curso de Biologia. “Nós fizemos uma ideia diferente para a semana, para que a Biologia seja enxergada por outras áreas e que nós biólogos enxerguemos outras áreas, resultando em uma intersecção”, explicou.

Além disso, aqueles que auxiliaram e participaram da organização e planejamento da semana, finalizam a 11ª edição com o sentimento de trabalho cumprido, afirma a acadêmica de Biologia, Emily Lima. “A semana alcançou o seu objetivo de comunicar as pessoas sobre os conceitos básicos da Biologia, como a exposição dos banners, conhecer mais sobre o curso e incentivar mais eventos e atividades do curso”.

O incentivo a participação de cursos diversos alcançou o acadêmico do curso de História, Bruno Laurindo, que se destacou no evento por participar da maioria encontros e demonstrar interesse, mesmo pertencendo a uma área de estudo diversa. “Eu acho importante, ainda mais agora, a questão de a gente prestigiar o que a Universidade tem a nos oferecer. Então, independente do curso, eu acho interessante participar, principalmente pelo tempo de crise que a Universidade passa, pois pelo cenário atual os interesses passam a ser gerais, pois no final, todos estamos no mesmo barco”.

Confira abaixo a foto vencedora do concurso de fotografia e as fotos gerais do evento:

Foto vencedora

Por:  Vinícius Gerolim

Por: Evelyn da Costa Souza (estagiária do CPTL)