Seminário Nacional de Pesquisas e Práticas na Educação da Infância é realizado em Três Lagoas

Nos dias 26 e 27 de setembro foi realizado 4º Seminário Nacional de Pesquisas e Práticas na Educação da Infância, proposto pelo curso de Pedagogia do Campus de Três Lagoas (CPTL) e pelo Programa de Pós-Graduação em Educação do campus.

A realização desta edição contou com a parceria com o Grupo de Pesquisa Profissão Docente: Formação, Identidade, Representações e Saberes (GPDFIRS) da Unesp, campus de Presidente Prudente (SP), conferindo caráter nacional ao evento, com foco na socialização de pesquisas e práticas relacionadas a infância.

As apresentações foram divididas em seis eixos temáticos: Formação de Professores, Didática e Metodologias, Educação Matemática, Avaliação, Ludicidade e Educação, Educação Inclusiva e Diversidade, possibilitando o encontro de professores, pesquisadores e graduandos.

O professor Paulo Fioravante, coordenador do Seminário, relata que o evento se ampliou ao longo dos anos, aumentando cada vez mais os níveis de participação. “Como coordenador do evento fiquei muito satisfeito, tanto pela riqueza dos debates estabelecido a partir dos eixos temáticos, pelo expressivo número de trabalhos submetidos, avaliados e aprovados quanto pela importante contribuição da professora conferencista da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense. Também fico satisfeito pelo fato do evento conferir a materialização da função social do Programa de Pós-graduação em Educação”.

“O encontro foi maravilhoso, pois reuniu vários profissionais da área da educação e cada um com o seu tema de pesquisa trouxeram problemas e dificuldades encontrados no dia a dia do ato de ensinar no ‘chão da escola’ mesmo. Cada um trouxe uma narrativa, vivência e experiência. Além disso, os professores interviram com falas pontuais, principalmente o professor José Eduardo, que auxiliou no meu mestrado na área de Educação Matemática”, afirma a professora e pesquisadora Maria Inês Vasconcelos.

Segundo a acadêmica de Pedagogia, Luana Vicensotto, esta foi uma possibilidade de encontrar suas principais referências bibliográficas, como a professora Luciana Esmeralda Ostetto. “O SPPEI, em caráter nacional, me dá abertura como graduanda para discutir as pesquisas e práticas pedagógicas vigente. Além disso, os seminários possibilitam a apresentação de pesquisas e o conhecimento de novos estudos de pesquisadores de outros estados, universidades, professores e demais profissionais da educação”.

De acordo com o coordenador do evento, o próximo desafio é organizar a quinta edição do SPPEI, com o propósito de, futuramente, transformar o seminário em um acontecimento bienal de maneira sistemática. Consolidando-o como um evento importante e representativo do curso de Pedagogia e da pós-graduação em Educação, na cidade de Três Lagoas, e construindo uma relação entre a comunidade local e regional.

Texto: Evelyn da Costa Souza (estagiária do CPTL)