[:pb]Semana Jurídica aborda Direitos e Garantias Fundamentais[:]
A programação do evento contou com palestras de importantes pesquisadores do Brasil, minicursos, exposição das pesquisas de extensão e apresentações culturais, além do Primeiro Simpósio de Sindicalismo Sul-mato-grossense, que foi realizado de forma integrada ao cronograma da Semana Jurídica.
O presidente do Centro Acadêmico, Raul Rizzo, relatou sobre as dificuldades e a gratificante experiência em organizar um evento aguardado pelos estudantes do curso e que propicia trocas de conhecimento e diálogos importantes para a formação dos juristas. “Foi uma Semana Jurídica diferente, os desgastes e contratempos são muitos ao realizar um evento dessa magnitude, mas no final todo o esforço dos membros do Centro Acadêmico foi reconhecido. Além de ser um exercício fascinante de reflexão e o mais importante sempre é a análise crítica do Direito na perspectiva de proteção dos Direitos e Garantias Fundamentais, tema de nossa 21ª edição da Semana Jurídica, um espaço de resistência à retirada de direitos e violações do Estado brasileiro”.
Os integrantes do CAOM que auxiliaram na idealização, planejamento e desenvolvimento do evento destacaram sua relevância para a jornada acadêmica. “Como entrei esse ano no curso, é tudo muito novo para mim, mas eu estou gostando muito de fazer parte do CAOM, além de eu poder crescer, pois tive contato com professores, palestrantes e demais. A organização em si foi muito interessante, porque apesar da correria, deu tudo certo. Em suma, para mim foi de grande relevância ter participado da Semana Jurídica e poder fazer parte do Centro Acadêmico”, afirma o estudante Kalil Ferreira.
O acadêmico Guilherme Naidelice está no primeiro ano da graduação e relatou que o evento cumpriu as expectativas que empolgam todos os estudantes do curso. “Na minha opinião, as palestras foram sensacionais, os minicursos abarcaram temas abrangentes e relevantes, além de haver diversidade de escolha segundo as preferências de cada aluno. Então, foi uma semana que agregou muito para mim em experiências, seja por conversar com o pessoal, seja por poder ver o trabalho do CAOM, o empenho dos professores, alunos e demais”.
Texto: Evelyn da Costa Souza (estagiária do CPTL)
[:]



