Evento do Campus de Três Lagoas homenageia técnicos e a trajetória do CPTL

Na noite do dia 22 de outubro foi realizado o evento “História do CPTL contada por quem faz parte dela: histórias de vida que deixam suas marcas na instituição”. A atividade teve o propósito de homenagear o campus de Três Lagoas, desde sua criação, e os técnicos que têm participado de sua construção histórica. O evento foi organizado pela professora Silvana Alves e integrou o cronograma da Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, preparada pela bibliotecária Maria do Socorro Pereira Soares.

Com o anfiteatro da Geografia lotado, compuseram a mesa: o diretor Osmar Jesus Macedo, as organizadoras, a docente fundadora Irmã Zélia Lopes, os assistentes em administração Daniel Linhares, Gerson de Oliveira e Izaltino Rodrigues da Silveira, além dos auxiliares administrativos Alexsander Rodrigues e Ademilson Ribeiro.

Foram lidos a ata de instalação do CPTL na década de 1970 e o histórico de acompanhamento acadêmico com o desenvolvimento do campus desde sua criação. Fotos e antigos documentos, como livros de registros bibliotecários, foram apresentados e em meio a emoções e lembranças, ocorreram as falas dos componentes.

O diretor do campus Osmar Jesus Macedo, com 19 anos de casa, declarou que o evento idealizado com o intuito de contar a trajetória do campus, também iniciou as preparações para a comemoração dos 50 anos do CPTL no ano de 2020. “Esse é um evento que envolve técnicos mais antigos, aqueles que já não estão trabalhando na casa, professores e acadêmicos, sendo muito importante para o meio universitário. A UFMS hoje com os resultados nacionais e internacionais que vem apresentando, traz alegria por saber que fazemos parte da administração de uma grande Universidade, e isso é um prazer e uma honra enorme”.

Para as responsáveis do evento, a ação vem celebrar a semana da leitura e o resgate da história do campus. “Os técnicos têm muito o que nos contar e nós temos muito a aprender com eles, pois ao ouvi-los podemos reviver um pouco da nossa história e revelando as marcas deixadas na instituição” expressou a professora Silvana. A bibliotecária Maria do Socorro declarou também extrema satisfação por homenagear aqueles que fazem a história do campus. “O evento resgata a nostalgia dos primeiros passos do CPTL, das pessoas que desde o início foram desbravadoras do campus, pois todos que estão aqui tem um pouquinho de UFMS”.

Aos técnicos, o assistente em administração Gerson de Oliveira, que atualmente está na biblioteca, possui 27 anos de CPTL e 40 de UFMS, descreveu o evento como de extrema importância. “A ação realizada proporciona um acolhimento daqueles que fazem parte da história do campus e nós, técnicos, podemos passar um pouco da experiência que tivemos ao longo dessa trajetória na Universidade. É importante relatar as lutas e dificuldades passadas, pois vimos a instituição crescer e junto com ela eu cresci e aprendi, relatou.

Texto: Evelyn Souza (estagiária do CPTL)