Acadêmicos do Campus de Três Lagoas divulgam a Universidade em feira de profissões

Na manhã do dia 22 de outubro, foi realizada a Feira de Profissões organizada pelo professor D’Ângelo Clementino, da Escola Estadual João Thomes, na cidade de Três Lagoas. Os alunos pesquisaram sobre os cursos que lhes interessavam mais e apresentaram para os demais estudantes da escola sobre os resultados alcançados pelas pesquisas, como os meios de ingresso, notas de corte e universidades próximas que ofertavam os cursos.

Acadêmicos da UFMS foram convidados para tirar dúvidas e explicar sobre os cursos disponíveis e as atividades e oportunidades existentes no meio acadêmico. Estavam presentes representantes de Enfermagem, Engenharia de Produção, Direito e Geografia, que explicaram sobre o Programa de Educação Tutorial, centros acadêmicos, atléticas, bolsas de auxilio e permanência, além de descrever suas experiências pessoais sobre o processo de formação no Ensino Superior.

O estudante do 3º ano do Ensino Médio, Tayan de Almeida, 17 anos, relatou que pretende cursar Enfermagem ou Medicina. Como já é aluno participante do cursinho popular oferecido pelos acadêmicos da UFMS (ADAPTE), relatou ter vínculos com a instituição e por isso deseja permanecer, como universitário. “A feira de profissão me possibilitou descobrir que as prostitutas foram as primeiras enfermeiras a existir, e eu achei importante saber disso, porque hoje em dia elas são muito desvalorizadas. Além disso, muita gente tem curiosidades sobre o curso e algumas profissões, e não temos alguém que ensine. Então, com a feira, podemos aprender mais”, relatou Tayan.

Os acadêmicos participantes também foram impactados pelo contato com a escola e com o evento. O futuro engenheiro de produção Paulo Scotti, que está no quarto semestre, descreveu a experiência. “Eu vim falar sobre o movimento de empresa júnior no curso de Engenharia de Produção, a Factiva Consultoria, mas, mais do que isso, pude dividir o conhecimento do que a gente já tem na graduação para os estudantes que às vezes não sabem qual carreira seguir. Então posso passar o que já vivenciamos, para que eles possam ter um melhor direcionamento”, descreveu Paulo.

O professor responsável leciona a disciplina eletiva Pós – Médio, que tem como objetivo orientar os alunos sobre as carreiras que eles podem seguir após terminarem o ensino básico, possibilitando que os alunos possam  se interessar e traçar planos futuros por meio de apresentação de profissões e áreas. “A feira de profissões já foi proposta junto com a disciplina, e essa ação é muito importante pois os alunos começam a observar e ter um contato mais direto com os cursos e carreiras. Os alunos de terceiro ano que estão na fase de decisão sobre o que fazer e quais serão os próximos passos a tomar, precisam pesquisar e compreender como chegar a determinadas profissões desejadas”, explicou o professor.

Por: Evelyn da Costa Souza (Estagiária do CPTL)