II CONGRESSO MÉDICO ACADÊMICO UFMS – TRÊS LAGOAS (COMAC)

Postado por: Gestor do Site

No dia 18 de novembro ocorrerá o lançamento do edital para a submissão de trabalhos científicos!

Sobre o COMAC:

Apresentação

O II Congresso Médico Acadêmico (COMAC) é planejado e organizado por discentes do Centro Acadêmico de Medicina Dercir Pedro de Oliveira (CAMDPO) da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul campus de Três Lagoas (UFMS- CPTL) e conta com o apoio de docentes da mesma universidade. O congresso tem como objetivo principal promover atividades capazes de expandir e atualizar o conhecimento em assuntos relevantes da área da saúde.

A segunda edição do congresso ocorrerá nos dias 6, 7, 8 e 9 de maio de 2020 e contará com a presença de renomados palestrantes nas seguintes áreas: Ginecologia e Obstetrícia, Saúde e Medicina Judicializadas, Transplantes de Órgãos, Medicina da Família e da Comunidade, Infectologia, Cirurgia Plástica, dentro outras. As temáticas serão abordadas de maneira a alcançar o tema central do congresso que é a humanização da medicina, a fim de que o profissional da área seja capacitado a oferecer melhor qualidade de vida ao paciente.

Além de palestras, a programação contará com mesas redondas, workshops e apresentação de trabalhos científicos, sendo os melhores trabalhos premiados e posteriormente publicados em anais. O II COMAC proporciona, assim, o incentivo à pesquisa e ao intercâmbio de conhecimentos.

A meta de público para o ano de 2020 é de 500 inscritos. Para tanto, a Comissão Organizadora conta com a presença e colaboração de todos na construção da história desse evento de grande sucesso!

Histórico

Apesar de recente, o curso de medicina UFMS – CPTL possui participações importantes na organização de eventos acadêmicos, entre eles a I e II Jornada Acadêmica de Medicina, ocorridas nos anos de 2014 e 2017 e o I COMAC, em 2019.

Realizar a primeira edição do congresso na cidade de Três Lagoas foi um desafio devido à dimensão do evento. O I COMAC ocorreu nos dias 9, 10, 11,12 e 13 de abril de 2019. Foram realizadas palestras no período noturno com temas divididos por especialidades médicas, entre elas, Pediatria, Endocrinologia, Oncologia, Gastroenterologia, Medicina Intensiva e Cardiologia. Em cada uma dessas áreas, profissionais de elevado renome dentro da comunidade científica do país puderam compartilhar conhecimentos e experiências.

O evento contou com workshops com os temas Cardiologia, Ginecologia e Obstetrícia, Ortopedia e nas áreas de queimados e intubação, nós e suturas. Nesses workshops foram desenvolvidas atividades práticas no cenário de treinamento do futuro profissional. Além de laboratórios, salas para simulação clínica e cirúrgica compuseram o suporte utilizado para o Congresso, sob a tutela de professores e acadêmicos do curso.

A mesa redonda com o tema “Evidências em dietas populares” posicionou o espectador como ser ativo na construção de sua experiência no assunto. A atividade para exposição de ideias e opiniões, visou o diálogo entre conhecedores técnicos da área e os congressistas.

A apresentação de trabalhos científicos colocou o estudante como figura central, onde ele pode transmitir seus conhecimentos adquiridos e construídos com a pesquisa. Foram apresentados 76 trabalhos fazendo o Congresso cumprir seu papel de ampliar saberes para além do que é ensinado em sala de aula. O desenvolvimento de pesquisas e projetos de extensão na instituição possibilitou que a ciência retornasse à comunidade, seja na forma de divulgação científica ou de serviços.

O I COMAC contou com a participação de músicos, pintor e grupo de palhaços, trazendo manifestações artísticas para dentro ambiente acadêmico-científico. Dessa forma, essas apresentações culturais contribuíram para construção de uma atmosfera agradável do evento, além de promover a divulgação dos artistas.

Visibilidade

Devido a sua importância acadêmica e social, o I COMAC tornou-se um evento de grande importante para a cidade de Três Lagoas, para a Universidade e para o setor da saúde.

Em sua edição de 2019 o evento contou com 313 inscrições. Dentre esses inscritos estavam acadêmicos e docentes da UFMS e Faculdades Integradas de Três Lagoas (AEMS), profissionais de diversas áreas da saúde da cidade e região, além de profissionais de outros estados, palestrantes renomados e representantes políticos.

Nas redes sociais, o I COMAC também adquiriu visibilidade, contanto com um   público significativo ao final da sua primeira edição. Em sua página no Instagram e Facebook o evento possui um engajamento de cerca de 1000 seguidores e curtidas. Além disso, somando-se o público que acompanha outras páginas relacionadas ao curso de medicina da UFMS- CPTL esse número cresce para mais de 5000.

Importância do evento

O Brasil tem mobilizado suas ações a favor da reorientação do modelo de gestão e atenção à Saúde, de modo a atender os princípios do SUS, que visam oferecer a equidade, universalidade e integralidade no cuidado. Isso se faz necessário à reconstrução do conceito de Saúde, substituindo a atitude biologicista, a qual busca o tratamento dos agravos, pela prevenção e promoção da saúde. Logo, o II COMAC vem ao encontro dessa necessidade trazendo um tema bastante atual: “Medicina humanizada: a arte de cuidar”.

A desumanização do cuidado tem sido atribuída, em grande parte, às escolas médicas que privilegiam aspectos científicos em detrimento da humanização. As escolas de Medicina se viram impelidas a rever seus currículos, retomando disciplinas e organizando intervenções para a reintrodução do humanismo na prática médica.

Considerando-se que a humanização é de difícil conceituação, pode-se buscar a sua compreensão por meio de componentes como valorização da qualidade técnica do cuidado, reconhecimento dos direitos do paciente, compreensão das diferenças culturais e respeito à subjetividade do paciente. E é isso que o II COMAC busca proporcionar ao seu público; mostrar que a humanização pode, e deve, ser aplicada em todas as áreas da medicina.