“II Medicina de Portas Abertas”: acadêmicos da UFMS recebem alunos de escolas de Três Lagoas

Postado por: tayloreto

No último dia 01 de novembro de 2019, no período vespertino, alunos do ensino médio e de um cursinho da cidade de Três Lagoas/MS visitaram a Unidade VIII, prédio onde está instalada a estrutura de salas de aula e laboratórios do curso de Graduação em Medicina do Campus de Três Lagoas (CPTL) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS.

A coordenadora do projeto, Profa Dra Bruna Moretti Luchesi conta que “o evento realizado em 2018 foi um sucesso, recebendo uma devolutiva positiva dos alunos que participaram”. A ideia inicial era aproximar a Universidade da população de Três Lagoas, já que muitas pessoas da cidade não conhecem a UFMS, não sabem que oferece o curso de Medicina e nem que o ensino é público e gratuito. Os alunos que organizaram a primeira edição (Amanda Pimenta, Alyce Albuquerque, Camila Brito, Felipe Pacola, Gabriela Reis, Marisa Prado e Natalia Ferrareto) se reuniram para realizar a segunda, que contou com a colaboração das Ligas Acadêmicas de Histologia e Embriologia Clínica (LAHEC), de Anatomia Aplicada (LAAAP), de Infectologia (LAINF), de Clínica Médica (LACM) e de Patologia médica (LAPAM), além de alunos do projeto de extensão EDUSaZ.

Participaram do docentes, técnicos e acadêmicos do 1º ao 4º ano da Graduação em Medicina, para a recepção dos alunos em um anfiteatro, onde foi explicado um pouco sobre o funcionamento do curso, do vestibular e do CPTL. Em seguida os alunos foram encaminhados, em sistema de rodízio, a quatro laboratórios (semiologia, histologia/ embriologia, anatomia e parasitologia/microbiologia), onde puderam aprender um pouco do que é vivenciado pelos graduandos em Medicina.

Os acadêmicos envolvidos relataram que é prazeroso e gratificante mostrar o curso e a UFMS para moradores da cidade, pois sempre há uma troca de experiências e um aprendizado mútuo, o que reforça a importância da extensão universitária.

A ideia é transformar o projeto em uma atividade anual, envolvendo cada vez mais ligas e escolas.