MUNDO DO TRABALHO, PERSPECTIVAS PARA ESTUDANTES, TRABALHADORES E OS SINDICATOS

Esses são os temas dos eventos que ocorrerão nos dias 27 e 29 de novembro no CPTL. Confira a programação:

Mesa Redonda: Mundos do trabalho no Brasil e na América Latina: a conjuntura e as perspectivas para estudantes e trabalhadores.

– Mauricio Mulinari – Economista, Técnico do Dieese e Membro do Instituto de Estudos Latino Americanos – Iela/UFSC

– Professora Dra. Mariana Esteves de Oliveira – Curso de História – UFMS/CPTL, Diretora da Adufms e pesquisadora sobre trabalho docente.

Dia 27-11-2019 (quarta-feira), das 16h às 18h30min

Local: Anfiteatro da Unidade VI – UFMS/CPTL – Campus II

Curso: A crise do sindicalismo e as potencialidades para a luta dos trabalhadores.

Abertura: Priscila Moreto de Paula – Procuradora do Ministério Público do Trabalho – MPT/MS

Ministrante: Mauricio Mulinari – Economista, Técnico do Dieese e Membro do Instituto de Estudos Latino Americanos – Iela/UFSC

Programa:

1.             Surgimento da luta operária e criação do modelo sindical brasileiro (séc XIX – 1975)

2.             Crise da ditadura e redemocratização: potencialidades e limites do surgimento da CUT como alternativa ao modelo sindical (1975 – 1991)

3.             Reestruturação produtiva como resposta à ascensão das lutas operárias, crise do modelo sindical e trajetória política da CUT e das demais centrais sindicais (1991 – 2011)

4.             Guerra de classes e momento de ruptura política: perspectivas de organização da classe trabalhadora diante da crise do modelo sindical, marcada por reformas trabalhistas e sindicais (2011 – período atual)

Dia 29-11-2019 (sexta-feira), das 7h30min às 12h30min

Local: Anfiteatro Dercir Pedro de Oliveira – UFMS/CPTL – Campus II

Realização: Projeto de Extensão Universidade Necessária

Apoio: Ministério Público do Trabalho – MPT/MS ; Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas e Farmacêuticas de Três Lagoas; Adufms; Adleste;  Sista e  Sititrel