Campus de Três Lagoas completa 50 anos de história no Ensino Superior

No dia 30 de janeiro de 1970, às 20h,  a ata de instalação do Centro Pedagógico de Três Lagoas (C.P.L) foi escrita, descrevendo a reunião que teve como pautas principais dar conhecimento aos interessados da decisão do Conselho Estadual de Educação sobre o pedido de autorização para o funcionamento do C.P.L, eleger os chefes provisórios dos departamentos e tratar sobre demais assuntos de interesses do C.P.L. Na data, foram instalados os cursos de Educação, Geografia, História, Letras e Matemática.

Passados exatamente 50 anos, o Campus de Três Lagoas (CPTL) oferece atualmente 17 cursos de graduação, entre licenciaturas e bacharelados, e seis cursos de pós-graduação presentes nas duas unidades da cidade. São mais de 2.736 acadêmicos, 183 docentes efetivos e 78 técnicos que se dedicam diariamente para o crescimento constante da instituição. O trabalho em conjunto da direção do campus, servidores e acadêmicos resultaram no desenvolvimento e expansão do Ensino Superior no município.

Segundo o diretor do campus, professor Osmar Jesus Macedo, a UFMS impactou sua vida diretamente, pois ele ingressou na instituição em 1999 e teve participação direta em diversos marcos importantes, como a implantação dos cursos de Engenharia de Produção e Sistemas de Informação. Para ele, após anos de empenho e crescimento, o aniversário de 50 anos traz a lembrança muitas pessoas que passaram e deixaram sua contribuição no campus. “Cada um foi colocando um tijolinho, para chegar no estado em que estamos hoje”.

Os técnicos-administrativos que trabalham no campus possuem participação fundamental no sucesso que o CPTL vem adquirindo ao longo dessas cinco décadas. O auxiliar administrativo Alexsander Rodrigues possui 36 anos de serviços prestados a UFMS e considera o Campus de Três Lagoas seu berço. “A Universidade é um campo de saber, a gente aprende todos os dias e se dedica para que ela melhore ainda mais. Para mim, que cheguei com 14 anos de idade, digo que dediquei minha vida aqui e tenho gratidão por tudo que o CPTL proporcionou”, relata.

Os mais de dois mil estudantes do campus também expressam gratidão pela instituição, por poderem realizar seus sonhos em uma universidade pública, gratuita e de qualidade. Para a acadêmica do curso de Medicina, Rayssa Rodrigues, o CPTL possibilitou que ela realizasse o sonho de ser médica por uma universidade federal acolhedora e próxima a sua cidade natal. “A estrutura da Universidade e como eles acolhem os estudantes é muito importante para essa comunidade, fazendo com que todos os alunos estejam integrados e os cursos se comuniquem bem”.

A cidade de Três Lagoas e o CPTL cresceram em conjunto e têm muito o que comemorar, por isso o planejamento para 2020 é homenagear, durante todo o ano letivo, o quinquagésimo aniversário da instituição, de forma que os eventos realizados pelos 17 cursos do campus lembrem a data comemorativa. Além disso, ao final do ano haverá um evento específico para homenagear e festejar o aniversário.