Três Lagoas forma mais de 200 profissionais
“Sejam felizes na profissão que vocês escolherem e tenham orgulho de terem estudado na UFMS!”. Essa foi a mensagem do reitor Marcelo Turine aos mais novos profissionais que colaram grau no campus de Três Lagoas. As cerimônias foram realizadas nos dias 13 e 14 de fevereiro no anfiteatro Dercir Pedro de Oliveiras. No total, colaram grau 216 estudantes dos cursos de Administração, Direito, Ciências Contábeis, Enfermagem, Engenharia de Produção, História, Pedagogia, Letras, Biologia, Geografia, Matemática e Sistemas de Informação.
O reitor expressou felicidade e orgulho por estar presente na cerimônia de consagração dos formandos. “Todas as colações são momentos especiais, pois nelas é outorgado grau para os estudantes que cumpriram toda a trajetória curricular. É um momento de festa e testemunho da transformação de meninos e meninas em profissionais qualificados e prontos para o mercado de trabalho”, disse. Profissionais.
De acordo com a vice-reitora Camila Ítavo, foi a coroação do trabalho de professores, técnicos e, principalmente, dos estudantes, que se dedicaram por um longo período de tempo e agora atuarão como agentes transformadores da sociedade. “Os alunos são o orgulho da Instituição, por isso fazemos questão de estarmos presentes neste momento”, enfatizou.
O diretor do campus de Três Lagoas Osmar Macedo também participou das cerimônias. “A sociedade espera muito desses novos profissionais, por isso é necessário desenvolver a capacidade de dialogar, resolver problemas e interagir com todo o sistema, para se tornarem autores de novas ideias. Esses alunos confiaram na nossa Instituição, aqui estudaram e adquiriram conhecimento e, por isso, temos orgulho em contribuir para a realização dos sonhos de tantos jovens. Hoje é, sem dúvida, um dia de muita alegria!”, destacou o diretor .
Para os acadêmicos, as noites foram repletas de emoção e alegria, por estarem cumprindo mais um ciclo em suas vidas. A formanda do curso de Direito Vera Lúcia falou sobre a importância da UFMS em sua trajetória de vida. “Sou faxineira e estou me formando no curso de Direito. Hoje é uma data muito importante para mim e futuramente pretendo ser advogada ou professora da própria universidade”, comemorou.
O licenciado em Matemática Gerson Farias definiu a noite como revolucionária. “Dentro do ônibus a caminho para cá, estava balançando muito. Minha mãe se lembrou de quando ela ia de caminhão trabalhar como boia-fria. Hoje, ela estava indo para outro espaço. Isso representa um salto muito grande na minha família”, disse o estudante que foi aprovado no programa de pós-graduação em Matemática, oferecido na Cidade Universitária.
Texto e fotos: Evelyn Costa (estagiária da Agecom no CPTL)