BIBLIOTECA DO CPTL RECEBE COMPUTADORES PARA PESQUISA E TREINAMENTO

A biblioteca Dom Aquino Corrêa , localizada no campus da UFMS de Três Lagoas, recebeu nove computadores para uso da comunidade, visando oportunizar buscas pelos portais onlines e treinamentos sobre o funcionamento dos sistemas institucionais. Além disso, foram feitas readaptações de nove baias de estudo indivídual inseridas em outras duas salas da biblioteca. A inclusão dos computadores ocorreu após o encerramento das atividades bibliotecárias na unidade I do campus, no final do segundo semestre de 2018, resultando na realocação das máquinas.

A bibliotecária responsável no campus do CPTL,  Maria do Socorro Pereira, explicou que a sala de treinamentos agrega muito para biblioteca como um todo, uma vez que o aluno consegue realizar buscas, pesquisas e ainda é possível promover capacitações para discentes, docentes e técnicos. “O MEC vê com bons olhos a existência de um ambiente em que há disponibilidade para uso dos computadores, sendo assim, todos ganhamos!”, disse Maria do Socorro.

Os servidores da biblioteca, que participaram na organização das novas salas e formam a equipe de atendimento do espaço se alegraram por mais essa conquista. “A disponibilidade de computadores aos estudantes  gera um melhor atendimento e facilita consultas e pesquisas na biblioteca, fornecendo a eles ferramentas para seus trabalhos e atividades acadêmicas agregando valor no aprendizado”, expressou o servidor Alex Queiroz.

Samanta de Almeida, acadêmica de Engenharia de Produção, relatou que os novos computadores vão ajudar muito na rotina universitária de diversos estudantes, principalmente aqueles que cursam matérias voltadas para a tecnologia e programação. Na opinião de Samanta, a adequação das duas salas e a inclusão das maquinas  contribuíram para a acessibilidade no campus, pois muitos estudantes não tem acesso a computadores pessoais.

O processo de modernização da biblioteca Dom Aquino Corrêa faz parte, segundo a bibliotecária responsável, de um olhar especial que a universidade e a gestão atual tem direcionado ao setor. O diretor do CPTL, professor Osmar Macedo, define a biblioteca como essencial para os trabalhos no campus. “A intenção é melhorar ainda mais o espaço da biblioteca, planejamos futuramente construir um mezanino e ampliar a área de atendimento para nossa comunidade acadêmica”, comentou o diretor.