SEMANA DE RECEPÇÃO DOS CALOUROS PROMOVE INTEGRAÇÃO ENTRE OS ACADÊMICOS

Durante o início do período letivo, atividades institucionais ocorreram na UFMS, Campus de Três Lagoas, com o intuito de acolher e recepcionar os calouros de 2020. A  equipe da Secretaria de Apoio aos Assuntos Estudantis (Secae) realizou palestras onde foram apresentadas aos acadêmicos informações sobre o dia a dia universitário, ocorreu o segundo Show de talentos do CPTL, a apresentação institucional e a integração dos estudantes, que finalizou a semana de recepção.

O dia 18 foi reservado para tratar com calouros sobre adaptação à vida universitária, bem como as dificuldades enfrentadas neste processo que, porventura, possam refletir no desempenho acadêmico. Segundo a equipe de assistência estudantil, a ação de recepção aos calouros para este ano tem como objetivo geral uma maior integração entre os estudantes e a UFMS.

No mesmo dia, teve início às 20h a segunda edição do Show de Talentos do campus, com diversas apresentações musicais, teatrais e performances, individuais e coletivas. Para a intérprete de libras e uma das organizadoras do evento, Priscila Mendonça, é um grande orgulho apresentar os novos e antigos talentos do campus. “Oferecer a oportunidade de participar de um evento cultural, com seus pares, faz com que a integração aconteça e o acolhimento seja o mais natural possível”, ressaltou.

O calouro do curso de Letras e participante do Show de Talentos, Jhonatas Souza, comentou que a recepção foi uma experiência única e de grande valia na formação como cidadão e profissional. “A troca de conhecimentos com muita empatia de todos, com certeza torna mais positivo o ingresso na universidade. Participar do show foi lindo, porque vi o interesse da UFMS em somar com minhas individualidades e com certeza trouxe e trará grandes frutos”, relatou o acadêmico.

Além dessas atividades, o dia 19 de fevereiro foi marcado pela apresentação dos servidores do campus, juntamente com o diretor Osmar de Jesus Macedo, que falaram sobre os setores da UFMS, tais como a Secretaria Acadêmica, Secretaria de Apoio aos Assuntos Estudantis, Biblioteca Dom Aquino Corrêa, Coordenação Administrativa e demais, apresentando para os calouros o funcionamento administrativo da instituição.

O estudante de pós-graduação em Letras Flávio Faccione, que realizou uma apresentação cultural para os calouros durante as ações institucionais, vê o processo de recepção como fundamental para que calouro se sinta acolhido dentro da instituição. “Para mim é muito gratificante participar deste momento, porque um dia já estive na condição de calouro e também me senti perdido, mas, ações como essas foram fundamentais para que eu entendesse o funcionamento da universidade e participasse hoje dessas ações”, concluiu Flávio.

O encerramento das atividades ocorreu no dia 20 de fevereiro, com a fala dos representantes dos programas de extensão, PET, PIBIC, PIVIC e demais grupos presentes no Campus de Três Lagoas, com a intenção de apresentar os movimentos e convidar os calouros a viverem intensamente a Universidade, participando das atividades desenvolvidas no CPTL.