Acesso a bibliotecas passa a ser somente on-line

Postado por: secom

O atendimento presencial de todas as bibliotecas da UFMS está suspenso a partir de hoje, 23. A medida é em decorrência da Emergência em Saúde Pública de Importância Internacional, combate à evolução da pandemia Covid-19.

“Para que os usuários possam dar continuidade às suas atividades de estudos e pesquisas tomamos algumas medidas e divulgamos as orientações no site bibliotecas.ufms.br“, explica a bibliotecária chefe da Coordenadoria de Bibliotecas Alessandra Borgo.

Plataformas on-line

Todos os usuários das bibliotecas da UFMS já tinham como opção para estudos o Portal Minha Biblioteca, que conta com mais de 6.500 livros eletrônicos na íntegra, de todas as áreas do conhecimento. O acesso pode ser feito no site bibliotecas.ufms.br, na opção “Catálogo Online – Pergamum”.

Os usuários que ainda não possuem login e senha para o Portal podem solicitar seu cadastro via e-mail. O passo a passo está descrito neste link, onde estão divulgados os e-mails de cada biblioteca do Sistema para a solicitação e onde há também informações sobre como acessar os livros online na plataforma.

Além do Portal Minha Biblioteca, acadêmicos, técnicos e docentes da UFMS podem contar também com o Portal de Periódicos Capes, que possui mais de 22.000 títulos de periódicos nacionais e internacionais. O acesso é feito com o Passaporte UFMS.

Outras medidas

Devido à suspensão temporária do empréstimo de materiais a opção para reserva dos livros foi desativada no sistema online.

Usuários que estão com livros ou outros materiais emprestados deverão devolvê-los no dia 26 de maio, data que ainda poderá ser alterada conforme o andamento do combate à Covid-19. Os materiais devolvidos ficarão em um espaço reservado das bibliotecas por no mínimo 48h e somente após esse período serão higienizados e retornarão ao acervo.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail biblioteca.prograd@ufms.br .

Texto: Ariane Comineti