Professores e estudantes relatam experiências positivas com os estudos dirigidos

Postado por: secom

A substituição das aulas e atividades presenciais está sendo realizada por meio de estudos dirigidos com a utilização de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). Tanto para os professores quanto para os estudantes acostumados com a modalidade presencial, a utilização desses recursos tem sido um processo novo e de aprendizagem.

A plataforma mais utilizada para as atividades a distância é o Moodle, o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) oficial da UFMS. Mas além dele, os professores também utilizam outros meios, como as ferramentas do Google for Education (Google Classroom, Google Drive, Youtube, Google Hangouts, Google Meet, entre outros), aplicativos de mensagens como o Telegram e o WhatsApp, Facebook e e-mails.

Segundo a professora Silvana Zanchett, do Campus de Coxim, se aprofundar nesses meios de ensino a fez perceber uma pluralidade de oportunidades. “Esse processo de trabalho remoto, modalidade EaD, demonstrou a necessidade de nos aperfeiçoar para as novas tecnologias da educação. Tem uma riqueza de recursos que não utilizamos no dia a dia em sala de aula, assim, precisamos nos preparar e preparar nossos alunos para essa inovação na educação, tanto presencial como na modalidade EaD”.

Os docentes têm trabalhado na base da cumplicidade durante esse período, para melhor atender ao currículo das disciplinas e aos estudantes. “Desde o início das atividades a distância, os docentes do curso de Psicologia estão realizando reuniões pedagógicas semanais por videoconferência. Nessas reuniões, damos suporte uns aos outros quanto ao uso das TICs, trocamos experiências didáticas, refletimos sobre os feedbacks dos estudantes e avaliamos as implicações pedagógicas dessa estratégia de ensino”, conta o professor Alexandre José de Souza Peres, coordenador do curso de Psicologia do Campus de Paranaíba.

O professor Alex Martins Machado, do curso de Medicina em Três Lagoas, explica que apesar das dificuldades iniciais, hoje os estudantes relatam bom aproveitamento das aulas e há alto grau de participação. “Estas medidas possibilitam que os alunos, ao estarem envolvidos com as atividades, passem por este período difícil com maior tranquilidade”, avalia. “Aproveito também para fazer um elogio àUFMS, por sua rápida resposta ao momento que estamos vivendo, buscando alternativas para que não fossem interrompidas as aulas, possibilitando a continuidade dos conteúdos”.

Ainda que a experiência seja diferente e exija esforço de adaptação, a estudante Milena Morais da Cruz, do curso de Letras, em Coxim, ressalta que a parceria entre professores e estudantes se destaca. “Estamos tendo uma experiência que talvez não imaginávamos ter, por meio da qual estamos aprendendo e ensinando. Claro, há inconsistências no sistema, às vezes, muitos não sabem como lidar com a ferramenta, mas aí que vemos solidariedade, tanto da parte da Universidade quanto de alunos e professores”.

Já Maysa Fialho de Souza Valejo, estudante do curso de Pedagogia do Campus de Aquidauana, afirma gostar da facilidade de acesso a outros materiais. “Pelo estudo dirigido temos a oportunidade de acesso a um campo maior de pesquisa, visto que a internet é um meio com vários caminhos para se encontrar respostas”.

“A Universidade se reinventou com esse método, nos proporcionando ter acesso a ferramentas que muitos nem imaginavam e nos incluindo o conhecimento mesmo a distância. Creio que se cada um fizer a sua parte, estaremos em breve juntos”, finaliza Milena.

Texto: Leticia Bueno