Projeto de extensão é divulgado aos estudantes em evento online

Postado por: secom
[:pb]No dia 25 foi realizado um evento online através do Google Meet para divulgar o projeto de extensão Reviver a Vida, que tem o objetivo de promover ações voltadas para a valorização da vida e prevenção de suicídio.

Coordenado pela professora do curso de Direito, Heloísa Portugal, as ações visam contemplar especialmente mulheres e o público LGBTQI+, pois devido suas vulnerabilidades, possuem maior propensão a situações de depressão e suicídio.

O projeto foi submetido no edital de fomento do PAEXT e está sob análise final da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Esporte (Proece). Por se tratar de uma proposta extensionista em meio as medidas de distanciamento social, a coordenadora optou por divulgar a iniciativa com antecedência. “Fizemos a divulgação do projeto e das ações que ele vai abarcar. Além disso, é importantíssimo ressaltar que as atividades e inscrições iniciarão após o fim do processo de aprovação, que está em sua fase final”, explica.

Para os participantes do evento online, como Giulia Rita Barbosa, acadêmica de Medicina, se tratou de um momento necessário, principalmente no contexto da pandemia que tem como um dos impactos finais a “quarta onda”, composta por traumas psicológicos e transtornos mentais. “A professora Heloísa contextualizou a proposta e depois, nós discentes participantes, pudemos fazer uma breve introdução das nossas ações planejadas”.

Ana Yukorvic, vice-presidente do Centro Acadêmico do curso de Direito, afirma que a realização de atividades e a divulgação de cursos é um importante estímulo ao debate e a compreensão da ressignificação da realidade nos mais diversos níveis. “Há diversas transformações ocorrendo no mundo e no Direito que levantam questionamentos dos alunos do curso. É essencial ofertar apoio à comunidade acadêmica neste momento, em atenção e respeito aos efeitos psicológicos de uma pandemia”.

O projeto conta com diversas parcerias, tais como a OAB, a prefeitura municipal, professores do Campus do Pantanal e da Faculdade de Direito, o Centro de Valorização da Vida e o Escritório Modelo de Assistência Jurídica.[:]