PET Enfermagem de Três Lagoas lança vídeos de prevenção à Covid-19

Os integrantes do Programa de Educação Tutorial (PET) do curso de Enfermagem do Campus de Três Lagoas estão disseminando informações sobre a Covid-19 e métodos de prevenção ao vírus por meio de vídeos dinâmicos e didáticos publicados na rede social Instagram.

Pautas sobre como lavar as mãos de maneira eficaz, como higienizar os alimentos de maneira correta, quais medidas devem ser tomadas ao chegar em casa, uso de máscaras cirúrgicas e o isolamento domiciliar para casos confirmados de Covid-19 já alcançaram mais de 400 visualizações, conforme registros da mídia social.

Segundo a professora e tutora do PET, Mara Cristina Ribeiro Furlan, a iniciativa de gravar vídeos com instruções de biossegurança para a população está de encontro com as necessidades que a pandemia de coronavírus trouxe. “O intuito foi levar informações técnicas e científicas com uma linguagem informal, para que as pessoas que não são da área da saúde realizem ações como higienização das mãos, limpeza de superfícies e objetos, uso de máscara de forma correta, a fim de diminuir a probabilidade de contaminação pelo vírus”.

Para Maria Eduarda Pascoaloto, integrante do PET, realizar o vídeo foi muito gratificante, pois alcançou colegas, familiares e a população externa a Universidade. Além disso, a iniciativa fez com que os participantes pesquisassem mais sobre o assunto e se capacitassem para as gravações. “A ação promoveu até um debate entre os membros do grupo sobre quais assuntos poderíamos abordar e como abordar, feito tudo com linguagem de fácil entendimento e ações práticas”, conta.

Vinícius Ferreira, acadêmico do curso de Matemática do Campus de Três Lagoas, assistiu os vídeos disponibilizados e ressaltou a importância da Universidade nesse momento de crise nacional para disseminação de informações baseadas em dados científicos. “A divulgação de conhecimento através das mídias sociais é de suma importância durante a quarentena. Devemos levar a Universidade, junto com o conhecimento que ela carrega, para dentro da sociedade e fazer com que ela se torne algo comum na vida das pessoas. Para mim, os vídeos produzidos pelo PET de Enfermagem têm feito isso”.

Assista aos vídeos produzidos acessando o perfil instagram.com/petenfufms.

Texto: Evelyn Souza (estagiária da Agecom no CPTL)