Live trata sobre refugiados em tempos de pandemia

No início desta semana foi realizada a live (evento ao vivo pela internet) sobre o tema “Refugiados e trabalho em tempos de pandemia”. Transmitido pelo Google Meet, o debate contou com a participação das professoras do Campus de Três Lagoas, Larissa Mascaro e Heloisa Portugal, e das professoras da Universidade de Ponta Grossa, Patrícia Grazziotin Noschang e Maíra Dal Conte.

As docentes trataram sobre a tutela jurídica e trabalhista dos refugiados e tiveram como mediadora a mestranda do Campus do Pantanal, Caroline Mendes, e mais de 70 telespectadores foram contabilizados.

A live foi realizada com a colaboração do Centro Acadêmico do curso de Direito do CPTL, o CAOM. Para Alysson Moreira, diretor adjunto de eventos do CAOM, esta foi uma oportunidade ímpar de compartilhamento de conhecimento. Em sua opinião, a acessibilidade da internet tem permitido contato e conversas com pessoas ilustres, que em tempos “normais” não eram possíveis com tamanha facilidade. “O evento permitiu uma visão humanista, multilateral e interdisciplinar sobre questões atualíssimas e também trouxe para reflexão os direitos de pessoas muitas vezes hostilizadas e esquecidas”.

Segundo a professora Heloisa Portugal, as Tecnologias de Informação e Comunicação, quando utilizadas de maneira responsável como complemento ao ensino, pesquisa e extensão, podem proporcionar ganhos excepcionais. “Em meio a angústia, incerteza e, não raro, depressão do momento obscuro que estamos atravessando, recebo o presente precioso: amigos de jornada nessa nau em águas tormentosas e a certeza de que aprendemos uma forma diferente, e de baixo custo, de trazer momentos de reflexão aos alunos”.

A professora Larissa Mascaro definiu a live como uma experiência de grande relevância, pois estabeleceu parcerias de ensino, pesquisa e extensão na temática sobre refugiados e deu a oportunidade do assunto ser trabalhado de forma interdisciplinar. Já a professora Maira Dal Conte ressaltou a importância de se explorar os processos discriminatórios e as relações laborais em meio a pandemia. “Pode-se ter um olhar amplo sobre possibilidade de cooperação mútua, a fim de propiciar ajuda aos mesmos”, afirma.

Pedro Henrique Fernandes, acadêmico do curso de Direito e ouvinte do evento, destacou valor de palestras e ações online em meio ao isolamento e pandemia do coronavírus, visto que através dessas é possível ter um contato com professores e estudantes, ou seja, uma interação social, mesmo que online. “Além disso, trazer esses temas relacionados ao que está acontecendo nesse período faz com que nós consigamos entender mais, formarmos opiniões e termos uma visão melhor sobre o que acontece, tanto com os refugiados ao redor do mundo quanto em relação a pandemia”.