Em evento virtual docente aborda “Vozes contemporâneas de um Antigo Egito”

No próximo sábado, 27, a partir das 10h, horário de MS, será realizada a oitava edição do Diálogos no ATRIVM. A palestra “Vozes contemporâneas de um Antigo Egito” será ministrada pelo professor Leandro Hecko do campus de Três Lagoas por meio do Meet. O link está disponível no site do Espaço Interdisciplinar de Estudos da Antiguidade (Atrivm).

De acordo com o docente serão abordados aspectos do antigo Egito, da história do Brasil e sobre a relação existente com esse passado tão distante. “Por que há um interesse tão difundido sobre a civilização egípcia antiga? Por que razão podemos falar de vozes contemporâneas de um antigo Egito? Partiremos da ideia de egiptomania, que mostra uma forma nossa de nos relacionarmos com a história antiga do Egito, falaremos também sobre como esse interesse se originou, sendo presente aqui no Brasil desde o século 19, e daremos alguns exemplos da chamada egiptomania no nosso país, entre outros”, disse.

O evento é aberto a todos os interessados e haverá certificação. O professor da Faculdade de Ciências Humanas (Fach) Carlos Eduardo da Costa Campos informou que o projeto Diálogos no ATRIVM está em seu segundo ano e tem como objetivo promover o debate sobre a história antiga no estado e no país. “É voltado a estudantes da UFMS e das instituições parceiras, mas aberto a pessoas de toda a comunidade. O público pode trazer suas contribuições através de sua consciência histórica, para promovermos o diálogo sobre a antiguidade e o aperfeiçoamento dos professores de ensino fundamental e médio nessa área de ensino de História, Letras e Arqueologia Clássica”, afirmou.

O grupo ATRIVM da Fach é composto por pesquisadores que estudam a Antiguidade e as suas apropriações em outras temporalidades. Emergiu em rede com o ATRIVM do programa de Pós-graduação em Letras Clássicas da Universidade Federal do Rio Janeiro (PPGLC/UFRJ) e possui uma proposta de parcerias com outras instituições e programas de ensino e pesquisa nacionais e internacionais. Entre eles estão o PPGLC da UFRJ, o Museu de Arqueologia da UFMS (Muarq); Museu Histórico Nacional no Rio de Janeiro; a Pós-graduação em História e o Laboratório de Estudos sobre a Cerâmica Antiga da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL); a Pós-graduação em História e o grupo de estudos sobre o Mundo Antigo da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); grupos de pesquisa do campus de Caicó da Universidade Federal do Rio grande do Norte (UFRN) e da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ).

Texto: Ariane Comineti