SBPC realiza Mini Reunião Anual Virtual de 12 a 24 de julho

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) optou por adiar sua 72ª Reunião Anual, que seria realizada de 12 a 18 de julho na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, por conta da pandemia da Covid-19.

Mas, para que todos possam usufruir de um evento voltado para a ciência, tecnologia e inovação sem sair de casa, a SBPC realizará a Mini Reunião Anual Virtual. O evento online será de 12 a 24 de julho e contará com com conferências, painéis e WEBMinicursos.

“A Reunião Anual da SBPC é um palco para debate dos rumos da ciência brasileira e palco para discussões científicas relevantes no cenário nacional. É um compromisso anual a mais de 70 anos e não pode parar. É importante que, se temos maneira de não quebrar a tradição da reunião, ela possa ocorrer”, afirma o professor Além-Mar Gonçalves, chefe da Coordenadoria de Pós-Graduação e membro ativo da organização da Reunião Anual realizada na UFMS em 2019.

As conferências e painéis serão transmitidas ao vivo no canal do YouTube da SBPC e compartilhadas na página do Facebook, para que todos possam assistir e participar gratuitamente, sem necessidade de inscrição prévia. Já os interessados em participar de um ou mais WEBMinicursos devem se inscrever até o dia 8 de julho e pagar a taxa equivalente.

Para Além-Mar, o fato do evento ser online é a oportunidade para que mais pessoas participem das atividades programadas. “A crise do isolamento social nos trouxe a necessidade de buscar outros meios e assim está sendo feito. Acredito que dessa maneira virtual muito mais gente tem a possibilidade de participar, pois o entrave do deslocamento passa a não ser um problema. É uma experiência muito boa, vimos isso no ano passado com a reunião acontecendo aqui em Campo Grande, e o fato de ela ser online facilita, de certo modo, seu acesso”.

Segundo a SBPC, alguns destaques entre as conferências são “A pandemia, a saúde dos brasileiros e o SUS”, realizada pelo médico Dráuzio Varella; “As mudanças climáticas e o planeta”, por Paulo Artaxo; e “A educação nos novos tempos”, com o filósofo Renato Janine Ribeiro.

Os painéis abordarão temas como como “A situação da CT&I no Brasil” e “O Brasil pós-pandemia”. Serão ofertados 18 WEBMinicursos, com assuntos de diversas áreas do conhecimento e quatro aulas cada, com carga horária de oito horas e direito a certificado de frequência.

“Num momento onde a ciência tem mostrado à sociedade sua importância e ao mesmo tempo vemos ainda pessoas incrédulas em relação ao papel da ciência, professores, pesquisadores e estudantes têm que vestir a camisa e mostrar para a sociedade seus trabalhos e a importância disso tudo na melhora da qualidade de vida”, declara Além-Mar. “Enquanto formadores de cabeças pensantes, é nosso papel agregar aos professores, pesquisadores e estudantes do Ensino Superior, da pós-graduação e da Educação Básica. Cremos que é pela educação que a ciência fará parte permanente nas nossas vidas”.

A sessão de abertura da Mini Reunião Anual Virtual da SBPC será no dia 12 de julho, às 18h30, e as conferências e painéis ocorrerão entre os dias 13 e 17 de julho.

Acesse o site do evento para realizar sua inscrição e obter mais informações.

Texto: Leticia Bueno (com informações do Jornal da Ciência)