[:pb]PET Enfermagem promove campanha para doação de sangue [:]

Postado por: secom
[:pb]Para incentivar as doações de sangue em Três Lagoas, o grupo PET Enfermagem iniciou em junho a campanha A gota que faltava. Durante a pandemia da Covid-19 os estoques de sangue no município diminuíram e se tornaram ainda mais necessários a conscientização e incentivo à doação. Por meio das suas redes sociais, o grupo tem produzido publicações informativas sobre o tema e, também, realizou no último sábado, 27, o PET debate sobre a doação de sangue durante a pandemia.

De acordo com a professora Mara Furlan, tutora do grupo, o intuito da ação é sensibilizar as pessoas para doação de sangue e sanar dúvidas sobre o tema, os próprios integrantes do PET Enfermagem deram o ponta pé inicial e estão fazendo suas doações. “Nesse período de pandemia é importante manter os estoques de sangue, o que muitas vezes é dificultado devido ao isolamento social, porém, a demanda por hemoderivados continua similar”, explicou a tutora.

O estudante Saulo Ribeiro foi o primeiro apoiador e doador na campanha. Mesmo já tendo doado anteriormente, ele conta que a experiência foi marcante. “É um período em que os estoques de sangue estão baixos, porém a necessidade de transfusões aumentou, motivo suficiente pra ir doar. Por outro lado, a realização foi ainda maior por poder doar sendo gay, e agora sabendo que não existe mais proibição”. Para Saulo, a  ação além de um ato de solidariedade foi também um marco sócio-político para a comunidade LGBTQI+.

Serviço

Quem estiver interessado em ser doador, basta entrar em contato com o hemonúcleo de sua cidade e agendar seu horário. Para saber mais sobre o projeto do PET Enfermagem e suas ações é só seguir o perfil no Instagram (@petenfufms)

[:]