Secretaria de Acompanhamento Acadêmico – SEAAC

Postado por: Juliano Yugoshi

DESCRIÇÃO:

A Secretaria de Acompanhamento Acadêmico (SEAAC) e responsável pelos assuntos de natureza acadêmica como: controle de matrícula, movimentação e transferência de alunos, emissão de documentos relativos à vida acadêmica, conferência de processos de formandos, recebimento e encaminhamento de requerimentos, além de todo atendimento presencial e não presencial aos alunos e à comunidade em geral.

Competências:

  • Controlar e cumprir os prazos fixados no calendário acadêmico;
  • Providenciar os materiais necessários à operacionalização das atividades da Secretaria;
  • Acompanhar no site da PROGRAD a publicação dos Editais de Ingresso;
  • Orientar, controlar e conferir a matrícula dos alunos, em função dos relatórios de convocação e número de vagas;
  • Executar os procedimentos afetos à matrícula de alunos (SISU, Vestibular, Passe, Transferência Externa, Refugiados, Portador de Diploma, Permuta interna cursos afins, Movimentação interna e Mobilidades);
  • Gerenciar os documentos dos discentes, desde a matrícula até a integralização do curso;
  • Processar a atualização cadastrais dos acadêmicos;
  • Acatar os requerimentos acadêmicos recebidos via passaporte UFMS ou balcão, gerar processo no Sistema SEI, relacionando-os ao Dossiê acadêmico, e encaminhá-lo às instâncias responsáveis;
  • Processar os lançamentos referente ao ENADE no histórico escolar dos acadêmicos ingressantes e concluintes, quando o curso não tiver avaliação;
  • Divulgar, através de publicação, as listagens de alunos cujas matrículas tenham sido recusadas;
  • Orientar, assessorar e acompanhar os discentes nos pedidos de transferências, trancamentos de matrículas e solicitações de aproveitamento de estudos e outros;
  • Orientar e controlar o recebimento dos requerimentos de dispensa de disciplinas, observando os prazos fixados pelo calendário acadêmico, encaminhando-os ao Coordenador do Curso para à análise de currículo e produção de Resoluções;;
  • Colaborar com os Coordenadores de Cursos e Coordenadores de Gestão Acadêmica nas solicitações de aproveitamento de disciplinas e outros;
  • Executar o lançamento de dispensas de disciplinas no histórico escolar dos acadêmicos, conforme as Resoluções emitidas pelos Colegiados competentes;
  • Acompanhar a atualização dos programas e/ou ementas das disciplinas ministradas na Unidade;
  • Gerar relatórios de prováveis formandos e instruir os processos de registro de diplomas encaminhando-os a DICE/CAA/PROGRAD para conferência prévia e autorização para colação de grau;
  • Preparar a documentação para cerimônia de colação de grau;
  • Encaminhar à DIRD/RTR os processos para o Registro do Diploma dos alunos concluintes que colaram grau;
  • Receber os Diplomas Registrados, lançar o registro no cadastro dos acadêmicos no SISCAD, imprimir os históricos escolares e disponibilizá-los para retirada;
  • Emitir atestados de matrícula, declarações, certificados, históricos escolares e programas de disciplinas cursadas solicitados pelos discentes;
  • Atendimento presencial e não presencial aos acadêmicos e à comunidade em geral;
  • Outras atividades dentro de área de atuação.

SOLICITAÇÃO DE DOCUMENTOS

Acadêmicos Ativos:

Acesse, ao site (https://prograd.ufms.br/requerimento-academico/)

clicando em “Alunos”, faça o login com o Passaporte UFMS e siga as etapas

 Ex-alunos:

Acesse ao site (https://prograd.ufms.br/requerimento-academico/)

clicando em “Ex-alunos”, e siga as etapas.

Prazos para a expedição de documentos:

  • Declaração de Matrícula – 2 dias úteis;
  • Guia de Transferência – 1 dia útil;
  • Histórico Escolar – 2 dias úteis;
  • Programa de Disciplinas Cursadas – 3 dias úteis.

Regulamentos UFMS:

Acesse ao site (https://prograd.ufms.br/legislacao/normas)

Horário de Atendimento/Período de 2020/1, sujeito a alteração para 2020/2

SEGUNDA A QUINTA

07h00 AS 11h30

13h00 as 17h00

18h30 as 20h00

 

SEXTA

07h00 as 11h00

13h00 as 17h00

 

Equipe Técnica: SEAAC 

Caroline da Silva Rodrigues, Cesar Ayala Magalhães, Daniel Linhares de Santana e Marcia Cristina Bento.

Responsável: Daniel Linhares de Santana

Fones: (67) 3509-3812, (67) 3509-3813, (67) 3509-3814

Endereço: Av. Ranulpho Marques Leal, 3484 – Unidade II, Bloco III –  CEP 79613-000

E-mail: seaac.cptl@ufms.br

 

“Em razão da pandemia do COVID-19, o atendimento está sendo realizado principalmente via requerimento https://prograd.ufms.br/requerimento-academico/ E-mail: seaac.cptl@ufms.br

. Atendimento presencial somente agendado, sendo obrigatório uso de máscara”.