Inscrições seguem abertas para FetecMS que será virtual e gratuita

A décima edição da Feira de Tecnologias, Engenharias e Ciências de Mato Grosso do Sul (FetecMS) está com inscrições abertas até 17 de julho pelo site: www.fetecms.com.br. A feira será realizada de 5 e 9 de outubro de 2020 de maneira totalmente virtual com participação gratuita. A organização é da UFMS e do Grupo Arandú de Tecnologia e Ensino de Ciências (Gatec).

Os trabalhos poderão ser inscritos por alunos das redes pública e particular de ensino de todo o país, do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental, do 1º ao 3º ano do Ensino Médio, incluindo EJA e alunos do 1º ao 7º semestre do ensino técnico. Também podem participar alunos do 4º ao 7º ano do Ensino Fundamental na categoria FeteccMS Júnior.

O coordenador do Gatec, professor Fernando Pereira disse que, apesar de ser inexplicável a participação e interação entre jovens cientistas que a FetecMS propicia presencialmente, a organização optou pela realização virtual para manter a essência do movimento científico. “A cada dia que passa a situação fica mais delicada e não podemos colocar a vida e saúde dos nossos jovens em risco. A alternativa mais viável é a realização online, pois queremos mantê-los motivados com seus projetos”.

“A escola ainda tem sido um reduto importante para o aluno acreditar que a vida continua. E a realização da FetecMS reforça esse sentimento, de que essa situação vai passar, que vamos superar essa crise de saúde pública. E superar não significa ficarmos parados, mas encontrarmos meios de ressignificarmos o que temos”, afirmou o professor Ivo Leite. O docente lembrou que a organização da FetecMS é feita por estudantes e que essa é uma contribuição extremamente importante de jovem para jovem. Contou ainda que dois outros eventos científicos proporcionaram à equipe o aprendizado sobre a realização virtual, a Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace) e a Feira Internacional de Ciência e Engenharia (Regeneron ISEF 2020), ambas com a participação de alunos de MS.

“Para manter a motivação científica entre todos os alunos, realizamos também alterações nos tipos de inscrição para a FetecMS, para contemplarmos aqueles que conseguiram dar continuidade aos seus trabalhos; aqueles que iniciaram sua pesquisa, mas ainda não obtiveram resultados; e aqueles jovens que ainda nem conheceram presencialmente seus professores, mas têm uma ideia de pesquisa superbacana”, apontou o coordenador do Gatec. O professor explicou que os projetos de nível um, já desenvolvidos e de continuidade; e de nível dois, projetos que estão no início ou ainda não foram finalizados; devem ser cadastrados obrigatoriamente pelo orientador da pesquisa na área de inscrições no site. Os projetos ainda não iniciados, para os quais se tem apenas a ideia, se encaixam no nível três e podem ser cadastrados através do link específico disponibilizado no edital de seleção.

“Nosso intuito é mantermos o espírito competitivo e iremos manter também as premiações como troféus, medalhas, Expedição Científica ao Pantanal, mentorias com pesquisadores, workshops, credenciais para feiras científicas do Brasil e bolsas de Iniciação Científica Júnior”, finalizou o coordenador.

O edital completo e todas as informações sobre a FetecMS podem ser obtidas no site: www.fetecms.com.br.

Texto: Ariane Comineti – com informações do Grupo Arandú de Tecnologia e Ensino de Ciências (Gatec)