Relação entre demanda e racionamento de recursos durante a pandemia é tema de pesquisa no campus de Três Lagoas

Percepções de profissionais da saúde sobre alocação de recursos escassos na pandemia de Covid-19 é tema de estudo realizado por professores e enfermeiros no campus de Três Lagoas. Em um cenário atual marcado pela disseminação da pandemia no Brasil e no mundo, as universidades, entre elas a UFMS, têm desempenhado papel de protagonistas ao buscar, por meio das pesquisas mais conhecimento sobre o novo coronavírus, bem como soluções nas mais diversas áreas afetadas pela doença, além, claro, de opções de tratamento.

A equipe é coordenada pela professora Juliana Dias Reis e integrada pelos professores Paulo Roberto Haidamus e Elton Fogaça e também pelos mestrandos em Enfermagem Sandra Pinto, Maristela Rodrigues e Priscila Kelly. O objetivo principal do estudo é investigar quais critérios devem orientar as decisões de racionamento em relação à demanda por recursos humanos, materiais (medicamentos, vacinas, equipamentos de proteção) e equipamentos (respiradores), demanda essa que ultrapassa em muito a oferta durante uma pandemia.

Por meio de uma análise descritiva de abordagem quantitativa tendo como público-alvo profissionais de saúde envolvidos na assistência durante o período pandêmico, os pesquisadores querem conhecer e analisar as percepções de profissionais de saúde sobre a tomada de decisão envolvendo a alocação de recursos escassos (humanos, materiais, financeiros) no contexto atual, bem como correlacionar variáveis sociodemográficas e de formação com as respostas dos participantes sobre a tomada de decisão em situações hipotéticas envolvendo a alocação desses recursos.

Atualmente, o projeto se encontra na fase de coleta de dados, na qual profissionais da saúde de todo o país vem respondendo, um questionário on-line, com perguntas relacionadas à tomada de decisão envolvendo recursos insuficientes em meio à pandemia. Os resultados parciais estão previstos para serem obtidos até o final de julho.

O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em pesquisa da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e integra o conjunto de estudos selecionados no edital específico da UFMS que contempla ações e ideias de enfrentamento à Covid-19.

Como participar

Para colaborar com a pesquisa, o profissional precisa estar atuante em serviços de saúde durante a pandemia de Covid-19 no Brasil. Podem participar respondendo o questionário: médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas, farmacêuticos, psicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais, dentistas ou outras categorias diretamente envolvidas na assistência à saúde ou gestão, em todos os níveis assistenciais.

O questionário pode ser acessado aqui.

Texto: Evelyn da Costa Souza (estagiária da Agecom no CPTL)