Campus de Três Lagoas oferece curso a distância sobre papel da universidade

O projeto de extensão Universidade Necessária realizará o curso Qual a Universidade que nós queremos? A Universidade necessária! via Google Meet.  Os encontros quinzenais ocorrerão às segundas-feiras, das 16h às 18h e serão abertos para estudantes, servidores e comunidade externa que queiram participar.

“Defendendo uma instituição com acesso universal e comprometida com as necessidades da maioria da população, diferentes autores formularam sobre a ideia da Universidade Necessária, termo que pretendemos melhor compreender durante esse curso”, disse Gleice, arquivista do CPTL.

Segundo a coordenadora do projeto Gleice Nogueira, a iniciativa, por meio de leituras e debates, visa, ainda, compreender o histórico de lutas que, discutem a verdadeira democracia universitária e o papel que a Universidade deveria cumprir para a sociedade brasileira e latino-americana.

O projeto com previsão de início para o mês de agosto conta com uma programação  inicial e indicações de leituras, como o livro A Universidade Necessária, de Darcy Ribeiro, que será discutido em encontros futuros. Certificados de participação serão emitidos aos estudantes e servidores que participarem.

Confira a programação inicial:

17 de agosto

Serão discutidos os temas como a Reforma de Córdoba, que ajudou a configurar o atual modelo de Universidade e impactou as lutas políticas latino-americanas do século XX ; e o contexto histórico e os interesses políticos e econômicos que motivaram a criação das universidades brasileiras, com auxílio do professor Paulo Fioravante (leitura sugerida disponível aqui).

31 de agosto

A partir do livro A questão da universidade, de Álvaro Vieira Pinto, um dos mais importantes filósofos brasileiros serão discutidas as reivindicações em torno de uma reforma universitária brasileira, processo que foi interrompido com o golpe de 1964.

Para solicitar o material de leitura, informações ou dúvidas, acesse as redes sociais do projeto no Facebook e Instagram ou envie um e-mail para universidadenecessaria@gmail.com