Estudantes já podem se inscrever no Integra UFMS Live

Considerado o maior evento de Ciência, Tecnologia, Inovação e Empreendedorismo de Mato Grosso do Sul, o Integra UFMS abriu inscrições para participação dos estudantes. O prazo termina no dia 17 e as inscrições devem ser feitas no Sigproj. O evento acontece entre os dias 5 e 9 de outubro.

“É importante que todos observem atentamente ao edital, especialmente em relação aos principais pontos que serão avaliados pela comissão julgadora”, alerta a coordenadora do Integra Luciana Montera. Por conta da pandemia da Covid-19, esta quarta edição será realizada em um novo formato: Integra UFMS Live. Durante o evento, serão apresentados trabalhos técnicos, científicos, culturais e artísticos desenvolvidos por estudantes dos cursos de graduação e pós-graduação da UFMS, conforme especificado no edital.

Apenas um estudante deve submeter a inscrição do trabalho no Sigproj, independentemente de ser autor ou co-autor. É necessário anexar documento de anuência do orientador ou coordenador do projeto de vinculação da proposta em formato PDF (modelo disponível no Sigproj), resumo do trabalho (modelo e orientações no Sigproj) e vídeo de apresentação.

“No site estão disponíveis os modelos para os trabalhos vinculados às pró-reitorias de Pesquisa e Pós-Graduação, Graduação, Extensão, Cultura e Esportes e à Aginova”, explica Luciana. Para conferir o modelo adequado para cada projeto, o estudante deve acessar o link: https://integra.ufms.br/integra-ufms-2020/.Para conferir as dicas de como gravar os vídeos no celular, é só clicar aqui. A coordenadora lembra que o vídeo deve ter duração máxima de cinco minutos e ser inserido no Youtube (pode ser com a opção não listado) ou no Google Drive (com visibilidade pública) do proponente. O link do vídeo deve ser inserido no Sigproj no momento da inscrição do trabalho. “O vídeo será uma forma de interação com a comissão de avaliação e, portanto, deve conter o objetivo do trabalho, sua relevância, metodologia utilizada e resultados alcançados”, explica Luciana Montera.

Em caso de dúvidas, basta entrar em contato com a equipe do Integra UFMS pelo e-mail: integra@ufms.br. “Recomendamos que os estudantes acessem o site regularmente para acompanharem todos os passos que antecedem a realização do evento”, conclui a coordenadora.

De acordo Luciana, após a análise das inscrições pela comissão avaliadora serão divulgados os resultados preliminares no dia 31 de agosto. Os estudantes que tiverem seus trabalhos aprovados com ressalvas terão até o dia 8 de setembro para reenviar o resumo/vídeo com os ajustes via Siproj ou para o e-mail integra@ufms.br . A previsão de divulgação do resultado final é dia 14 de setembro.

Premiação

Segundo a coordenadora do Integra UFMS, todo o material estará disponível na página do Integra durante a semana do evento. “Como ocorreu nas edições anteriores, teremos a avaliação dos trabalhos por técnicos e docentes da UFMS, bem como por convidados externos à nossa instituição. A avaliação acontecerá também de forma virtual, a partir da leitura dos resumos e avaliação dos vídeos pelos avaliadores que, como no ano passado, utilizarão o aplicativo SAFEC, cuja nova versão está sendo desenvolvida pelo acadêmico Mário de Araújo Carvalho, do curso de Ciência da Computação, sob orientação do professor Amaury Antônio de Castro Junior da Faculdade de Computação” esclarece Montera.

Os melhores trabalhos serão premiados no encerramento do evento, dia 9 de outubro. Serão adotados os seguintes critérios para julgamento: estrutura visual, organização e disposição das informações no vídeo, postura na apresentação, clareza na exposição e articulação de ideias, na abordagem dos conteúdos e criatividade na produção do vídeo. “Além dos melhores trabalhos escolhidos pela comissão, haverá premiação para aqueles que tiverem mais visualizações durante os dias do evento”, destaca Luciana.

Texto: Vanessa Amin