As implicações do teletrabalho e as relações nas empresas são temas de debate

Uma das atividades do Campus de Três Lagoas (CPTL, organizada para a Semana de Desenvolvimento Profissional (Sedep) da UFMS, foi o debate, na última quinta-feira, 20, sobre as relações no mercado de trabalho durante a pandemia da Covid-19. O debate foi realizado por meio da plataforma Google Meet e transmitido também pelo YouTube. O professor do CPTL Adriano Teixeira mediou as discussões dos temas apresentados por três convidados. A psicóloga e servidora da UFMS Daniela Dias falou sobre os aspectos psicológicos, trazendo as implicações, por exemplo, do teletrabalho na vida do trabalhador.

Já a professora Renata Oliveira abordou o trabalho remoto e o meio ambiente do trabalho destacando os aspectos legais do home office. Renata é mestre em Direito Negocial pela Universidade Estadual de Londrina. “Por conta da pandemia, milhões de trabalhadores foram transferidos para essa forma de trabalho, gerando dúvidas e incertezas quanto à responsabilidade pelo fornecimento dos equipamentos necessários ao desenvolvimento das atividades de forma remota, além da possibilidade de a empresa suprimir ou não verbas como vale-transporte e auxílio alimentação”, explicou.

Para falar sobre o mercado de trabalho e os tipos de tecnologias de informação e comunicação, foi convidado o professor de Sistemas de Informação Rafael Geraldeli Rossi. Rafael é doutor em Matemática Computacional pelo Universidade de São Paulo. Ele destacou que as TICs acabam sendo importantes no período de isolamento social para manter a comunicação entre times e demais pessoas nas empresas, ajudando a planejar e monitorar o desempenho das tarefas desenvolvidas, permitindo a  execução de trabalhos colaborativos, e facilitando muitos processos, como a assinatura de documentos.

Na opinião da professora de Direito Larissa Mascaro, quem acompanhou o debate pôde refletir a respeito da busca por soluções dessa nova condição de trabalho. “No período em que estamos vivendo é extremamente interessante saber quais leis podem ser seguidas com essa mudança de trabalho, para não serem gerados prejuízos à saúde mental ou até mesmo profissionais às pessoas”, reiterou a estudante de Sistemas de Informação Bárbara Bueno.

O estudante de Direito Pedro Henrique Monagatti ressaltou que a internet, mais do que nunca, se mostra essencial, tanto no ramo comercial, quanto educacional. “Atuo no ramo de provimento de internet, e o que foi falado nesta palestra tem relação com minha rotina e de muitos clientes que lido e estão em regime de teletrabalho. A gestão de tarefas e produtividade ganharam força e o registro dos mesmos tem sido indispensável”, falou.

Serviço

As atividades da Semana são abertas para toda a comunidade acadêmica e externa. A programação segue disponível até hoje, 21, com palestras, oficinas, minicursos e workshops. Para mais informações sobre o cronograma do evento ou inscrições, acesse o site: http://sedep.ufms.br/.

Aos inscritos que já participaram de atividades e preencheram as listas de frequência, a organização informa que a emissão de certificados será feita pelo SICERT no link: https://certificados.ufms.br/. O participante será avisado sobre a disponibilidade do certificado pelo e-mail cadastrado no ato de inscrição.

Confira abaixo as discussões sobre mercado de trabalho do evento realizado pelo CPTL.

Texto: Evelyn da Costa Souza (estagiária da Agecom no CPTL)