Estudantes falam sobre desafios e discutem a formação superior

A Semana de Desenvolvimento Profissional trouxe para discussão temas variados, entre eles assuntos relacionados ao mercado de trabalho e à formação superior. Ao ingressar em um curso de graduação, os estudantes enfrentam inúmeros desafios durante a vida acadêmica. Para tratar disso, o Campus de Três Lagoas realizou o primeiro Parlatório Acadêmico. Entre os mais de 170 participantes, estavam também os professores Cleber Affonso Angeluci, Paulo Fioravante Giareta e Cláudio Lopes.

Segundo a mediadora, professora Juliana Dias Reis Pessalacia, o evento que acadêmicos e professores de diferentes cursos e áreas de saber se reunissem  para  contar um pouco sobre seus trajetos na Universidade, tratando de temas relevantes para a formação e vida em sociedade, tais como o mercado de trabalho, ensino noturno, o academicismo e a necessidade de uma formação cidadã voltada para o meio social e seus problemas reais.

Compartilharam suas vivências, os estudantes do curso de Direito, Gabrielly Carvalho e Daileson Miranda, a estudante de Sistemas de Informação Cecilia de Palma, o graduando em Administração de Empresas, João Henrique de Souza, e a acadêmica de Medicina, Giulia Rita Barbosa.

“A tônica do painel esteve centrada na formação humanista, crítica e diferenciada da comunidade acadêmica, em especial do corpo discente, não olvidando os problemas e as dificuldades de adaptação ao momento atual imposto pela necessidade de se lidar com as consequências da Covid-19 também no processo ensino-aprendizagem” ressaltou a professora integrante da comissão organizadora Heloisa Portugal.

Dentre os presentes, Daileson Miranda falou sobre a importância dos auxílios estudantis na formação do estudante e ressaltou os vários editais que estão abertos neste período de aulas remotas. Já Gabrielly Carvalho optou por falar sobre suas dificuldades e batalhas enquanto estudante, bem como os contrapontos entre academicismo e educação.

Serviço

As atividades da Semana são abertas para toda a comunidade acadêmica e externa. A programação segue disponível até hoje, 21, com palestras, oficinas, minicursos e workshops. Para mais informações sobre o cronograma do evento ou inscrições, acesse o site: http://sedep.ufms.br/.

Aos inscritos que já participaram de atividades e preencheram as listas de frequência, a organização informa que a emissão de certificados será feita pelo SICERT no link: https://certificados.ufms.br/. O participante será avisado sobre a disponibilidade do certificado pelo e-mail cadastrado no ato de inscrição.

Texto: Evelyn da Costa Souza (estagiária da Agecom no CPTL)