Formandos de Três Lagoas colaram grau por videoconferência

Em uma sessão solene virtual, 34 formandos do câmpus de Três Lagoas colaram grau na noite desta quinta-feira, 20. Os recém-graduados concluíram os cursos de Administração, Ciências Contábeis, Engenharia de Produção, História, Letras, Matemática e Sistemas de Informação. A transmissão foi feita neste link, pelo canal da TVU UFMS, para que familiares e amigos acompanhassem o evento.

“É uma satisfação imensa testemunharmos este momento tão importante. Colar grau numa pandemia mundial é uma vitória de vocês, dos seus familiares, dos professores, dos técnicos administrativos, da gestão, é um orgulho muito grande para todos nós. Vocês são a razão e tesouro da nossa Educação, receberam conhecimento técnico e de cidadania para poderem ajudar nosso País. Que vocês sejam felizes em seus momentos de trabalho, em família e nessa jornada que iniciam agora”, disse o reitor Marcelo Turine.

A vice-reitora Camila Ítavo também parabenizou a todos. “Rendo nossas homenagens aos professores e técnicos da nossa Universidade que têm demonstrado que amam a Educação, amam a UFMS e amam muito os nossos estudantes. Com todo o momento que estamos passando, que não é fácil, temos nos fortalecido e focamos no percurso do estudante, na riqueza que é a jornada acadêmica. Esta cerimônia não é a que planejamos, mas a emoção é a mesma. Apresentamos à sociedade profissionais extremamente qualificados para fazerem a diferença. Desejo do fundo do coração que vocês brilhem muito e sempre”, afirmou.

O diretor Osmar Jesus Macedo lembrou que o campus continua com as portas abertas para os profissionais, com programas de pós-graduação e outras atividades. “Neste ano o campus completa seus 50 anos, acompanhem e participem da nossa programação, que preparamos com muito carinho. Parabenizo a vocês que se dedicaram, estudaram, conseguiram concluir as disciplinas necessárias para chegar a este momento. Parabenizo também a todos os professores e técnicos administrativos pela participação, pelo compromisso, pela responsabilidade e pela atuação nessa experiência inédita que tem sido realizada na Educação”, falou.

Representando todos os paraninfos, a paraninfa de Letras, professora Amaya Obata Mouriño de Almeida Prado citou obras de Rubem Alves e Konstantínos Kaváfis para fazer votos de que os recém-formados tenham sucesso em sua jornada. “Esse período da graduação foi o tempo de plantarmos ‘jardins’ por dentro, de semearmos coisas boas, que vamos continuar levando para a vida. A partir de hoje vocês vão começar a plantar ‘jardins’ lá fora e logo irão passear por essas paisagens belíssimas que irão construir”, apontou.

A mais nova bacharel em Engenharia de Produção, Ana Clara Barbosa Pereira, foi a oradora e em seu discurso reforçou a importância da Educação. “Em tempos de adversidades como estamos vivendo, algumas questões estão sendo repensadas e cabe a mim a oportunidade de homenagear e formalizar em discurso a grandeza do trabalho dos professores em sala de aula, ressaltando que nenhum sistema ou dispositivo pode substituir o professor, ainda que tenham vindo para nos auxiliar e conduzir minimamente a educação pública de qualidade. Saímos da universidade pública conscientes das condições do nosso país.

A partir de agora cada um seguirá sua trajetória, marcada e fundamentada por esta Instituição. Terminamos esse ciclo e iniciaremos outro mais desafiador ainda, no entanto saímos fortalecidos e seguros pelo conhecimento sólido. Agradecemos a todos os professores e técnicos administrativos do campus por todo o apoio sempre que precisamos. Dividimos a emoção também com nossos familiares, por não medirem esforços para nos encorajarem ao mundo do conhecimento e pesquisa. Encerramos esse momento valorizando ainda mais o ensino, a ciência e a universidade pública. A Educação transforma a vida”, encerrou.

Texto e imagens: Ariane Comineti