Palestra de Ana Maria Freire dá início as comemorações pelos 50 anos do CPTL

A noite dessa quinta-feira, 27, foi marcada pelo evento de abertura das comemorações pelos 50 anos do Campus da UFMS em Três Lagoas. Transmitido para mais de 370 pessoas, a solenidade deu início a série de atividades que serão realizadas ao longo do segundo semestre com a conferência “Caminhos e possibilidades para o Ensino Superior: reflexões à luz do pensamento de Paulo Freire”, ministrada pela professora Ana Maria Araújo Freire (PUC/SP).

Autoridades locais e regionais estavam presentes, entre elas o reitor Marcelo Turine e a vice-reitora Camila Ítavo, o diretor do Campus de Três Lagoas (CPTL), Osmar de Jesus Macedo; os pró-reitores da Universidade e os coordenadores dos cursos de graduação e pós-graduação do CPTL, e a presidente da comissão organizadora do Jubileu do campus, Regina Marques.

Também compuseram a solenidade a Irmã Zélia Lopes da Silva, fundadora do CPTL; a coordenadora regional de educação, Marizeth Bazé Kill; a secretária municipal de educação e cultura, Heliety Alves Antiqueira; o  representante da câmera municipal de Três Lagoas, Valdeir Augusto; Alexander Rodrigues, presente em nome de todos os técnicos-administrativos e Matheus Daltoé Assis, representante discente do campus.

A professora Zélia Lopes da Silva, em sua emocionante fala, comparou a trajetória do campus ao nascimento de uma criança, que se deu tendo ela e o também fundador, padre Jair, como pai e mãe. A fundadora expressou que, com muito trabalho e força de vontade, a Educação Superior chegou a Três Lagoas e todo o esforço empenhado valeu a pena. “Eu vi na fala, na alegria e no entusiasmo de todos vocês, que valeu a pena nascer esta faculdade, valeu a pena porque se tornou uma faculdade com pais e mães zelosos e cuidadosos”.

Marcelo Turine declarou grande alegria em poder comemorar e participar dos 50 anos do CPTL, como educador e reitor, vivenciando esse histórico momento da Universidade. “Essa criança hoje está com 50 anos, o jardim já plantamos e agora está florindo, então temos que sonhar ainda mais. Sem sonhos a educação não transcende os desafios da humanidade”, ressalta.

O diretor do campus, professor Osmar, demonstrou seu apreço por todo o trabalho que vem sendo desenvolvido no Campus de Três Lagoas, relembrando o começo da trajetória universitária no município, com 238 acadêmicos, e a atual média de ingresso de 820 estudantes por ano, enfatizando o desejo de continuar crescendo. “Queremos crescer mais e para isso contamos com o apoio da administração, pois somos um dos filhos mais velhos desta instituição”.

A professora Silvana Bispo, integrante da comissão organizadora, mediadora da palestra realizada e egressa do CPTL, apresentou o currículo de Ana Maria Freire e manifestou o respeito e solidariedade as vítimas da pandemia da Covid-19 no Brasil e no mundo.