Rodas de conversa sobre saúde mental serão realizadas para servidores da UFMS

Postado por: secom

Nos dias 9, 16, 23 e 30 de setembro, o setor de Psicologia da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP) da UFMS promoverá diversas rodas de conversa sobre saúde mental destinadas aos  técnico-administrativos, professores e terceirizados da Universidade. A ação intitulada “Um olhar da Psicologia” é um projeto de saúde para o servidor e colaborador da UFMS em tempos de pandemia. As atividades serão transmitidas pela plataforma Google Meet.

A primeira roda de conversa será realizada na quarta-feira (9), das 15h às 16h30, com a presença da psicanalista Isloany Machado que abordará o tema “Pandemia e sofrimento mental: impactos nas relações sociais e pessoais”. Para esta atividade, o participante deverá se inscrever pelo link até 7 de setembro. As vagas são limitadas (40 vagas disponíveis).

Segundo a psicóloga Daniela Medrado, representante do setor de Psicologia na Cidade Universitária, a ideia do projeto surgiu durante uma reunião com o conjunto de psicólogas. Na ocasião, as servidoras identificaram a necessidade de trabalhar as temáticas referentes à saúde mental com os servidores, pois o período de isolamento social tem contribuído para manifestações de ansiedade, medo e modificações na dinâmica familiar. “Surgiu dessa forma, por meio de uma demanda espontânea, tendo como norte os atendimentos que temos realizado. O fato de setembro ser o mês de prevenção ao suicídio torna esse projeto ainda mais relevante por tratar de questões sobre saúde mental”, afirma.

O objetivo da ação consiste em “oferecer aos servidores técnico-administrativos e docentes de todos os campi da UFMS, por meio de rodas de conversa, um aprofundamento do conhecimento especializado sobre promoção de saúde emocional em tempos de isolamento social, além de proporcionar um espaço de escuta qualificada para este momento inesperado de novas e antigas fragilidades emocionais”, explica Daniela.

De acordo com a psicóloga, o projeto pretende gerar um ambiente de informação e escuta entre o palestrante convidado e os servidores com a finalidade de promover a saúde emocional em tempos de isolamento e após esse período. “Em todos os encontros, os servidores poderão dialogar com os palestrantes, fazendo questionamentos e pontuações. O objetivo de usarmos as rodas de conversa como metodologia é justamente para oferecer um espaço de acolhimento, escuta qualificada e interação”, conclui.

A psicóloga da UFMS em Três Lagoas, Maria Auxiliadora Rodrigues, acrescenta que por meio das rodas de conversa será possível promover discussões sobre a Saúde mental dos servidores, tendo em vista as inúmeras exigências que o período de pandemia trouxe para todos.

Bruna Diniz Rios, psicóloga no campus de Chapadão do Sul (CPCS), destaca que a pandemia e a modalidade de teletrabalho nos últimos cinco meses podem ter favorecido o surgimento de impactos sociais, econômicos e mudanças no estilo de vida das pessoas. “Assim achamos pertinente redobrar a atenção para a saúde do servidor e ampliar as formas de intervenção e apoio psicológico. A expectativa com este evento é promover conhecimento sobre saúde emocional em tempos de distanciamento social e também oferecer um espaço de escuta qualificada”, disse.

Sobre a programação, Giovana Alle Hollender , psicóloga do campus de Aquidauana (CPAQ), esclarece que “serão quatro rodas de conversa que funcionarão como um espaço de cuidado, escuta qualificada e de aprofundamento dos conhecimentos sobre a promoção de saúde emocional e de trocas entre os servidores e convidados. As rodas serão mediadas por psicólogas da Progep, CPAQ, CPTL, CPAN, CPCS e CPCX, e contarão com convidados especialistas nos temas escolhidos”.

A diretora do campus de Coxim (CPCX), Eliene Dias de Oliveira, parabeniza a Instituição pela iniciativa do projeto e destaca a importância da saúde mental dos servidores. “Acredito que o servidor precisa estar bem para servir bem. Nesse sentido, é louvável o cuidado da Instituição para a saúde mental, psicológica e física de seus servidores. Se nós pretendemos ser uma Instituição de excelência, servirmos ao público com maestria, é salutar esse cuidado com os servidores. Então, parabenizo a UFMS por essa sensibilidade e olhar cuidadoso para com o elemento humano que opera atrás de cada máquina”, disse.

Helen Paola Vieira Bueno, docente no CPAQ, é uma das convidadas do projeto. Em sua palestra, a professora abordará a saúde mental e o trabalho das mulheres no atual período de pandemia. “Estudos na área de saúde mental e psicologia apontam que as mulheres têm maiores riscos de desenvolver sintomas de ansiedade e depressão em tempos de pandemia. […] no discurso das mulheres entrevistadas, o sentimento de não conseguirem conciliar todos os afazeres em tempos de isolamento social causa ansiedade, cansaço, medo e incertezas”, declara. “As orientações feitas por profissionais da saúde em relação a esta temática, podem contribuir para uma melhora na qualidade de vida dessas mulheres”, finalizou.

O projeto “Um olhar da Psicologia” está sendo organizado pelo setor de Psicologia da Progep/UFMS com a participação da Cidade Universitária, CPAQ, CPTL, CPAN, CPCS e CPCX. A ação é direcionada para técnico-administrativos e docentes.

As inscrições devem ser realizadas aqui.

Cada roda de conversa possui um período específico para inscrição. Veja a programação e informações abaixo!

Programação

A segunda atividade do projeto está prevista para a semana seguinte, quarta-feira (16), a partir das 15h. A convidada da tarde será a professora Helen Paola Vieira Bueno que ministrará a palestra “Saúde mental e trabalho das mulheres em tempos de pandemia”. As inscrições para esta roda de conversa poderão ser realizadas de 8 a 14 de setembro.

O próximo encontro será realizado em 23 de setembro (quarta-feira), com a participação do professor Tiago Ravanello, das 15h às 16h30. O convidado discutirá o “Isolamento e seus reflexos nas relações familiares” e os interessados poderão se inscrever pelo link no período de 15 a 21 de setembro.

Para o encerramento das atividades, em 30 de setembro, está programada a palestra “Estresse e ansiedade em tempos de isolamento: como podemos nos prevenir?” ministrada pela psicóloga Claudia Medeiros Szukala. A roda de conversa será iniciada às 15h com término previsto para as 16h30.

Para participar desta atividade, os servidores poderão se inscrever de 22 a 28 de setembro.

As rodas de conversa serão realizadas somente pela plataforma Google Meet. Cada encontro disponibiliza apenas 40 vagas. O link de acesso para as atividades será enviado por e-mail no dia de cada palestra.

Dúvidas sobre as inscrições e programação podem ser esclarecidas com o Serviço de Psicologia da Progep pelo e-mail psicologia.progep@ufms.br.